A Toyota revelou na semana passada a linha 2022 do SUV médio Corolla Cross no Japão antes do modelo começar a ser vendido em diversos mercados. No Brasil, o utilitário esportivo foi bem recebido, com 20.166 unidades vendidas entre março e agosto de 2021, de acordo com o balanço mensal da Federação dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave).
Assim como no Japão, o Toyota Corolla Cross produzido no Brasil vem equipado com motor 1.8 com a diferença de que lá é movido apenas a gasolina. Mas em ambos os casos existe um motor elétrico que ajuda o automóvel a se mover nas versões híbridas, equipadas com câmbio automático CVT.
No mercado japonês, o Corolla Cross híbrido pode fazer até 26,3 km/l com gasolina pura, sem os 27% de etanol anidro que misturado no Brasil, onde o SUV faz até 13,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, conforme os dados do Inmetro.
Os preços no mercado japonês começam a partir de 1.999.000 ienes (cerca de US$ 18.150 nas taxas de câmbio atuais) para o modelo básico, que é somente a gasolina, enquanto o modelo híbrido JDM no nível de acabamento “Z”, de topo de linha, o preço inicial é de 3.199.000 ienes (cerca de US$ 29.100).
O SUV médio da Toyota vai bem nas vendas no Brasil e deverá se juntar a outro modelo compacto, baseado no Yaris Cross , que passará a competir no disputado segmento do qual fazem parte modelos como Jeep Renegade , Chevrolet Tracker , VW T-Cross , Nissan Kicks, entre vários outros.
A novidade também será oferecida na versão híbrida e deverá chegar apenas em 2024, fabricado sobre uma versão mais compacta da plataforma TNGA do Corolla.
Tudo indica que entre as novidades que terá o Corolla Cross no Brasil deverá estar a versão GR-S, com visual mais esportivo, além de adesivos e logos extras e a suspensão com ajuste firme, o que ajuda na estabilidade nas curvas.
Vídeo do Corolla Cross 2022 do Japão:
Fontes: iG Carros | Motor 1.
Tradução e adaptação: Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.