Uma apresentação à mídia foi realizada às vésperas da abertura oficial do Salão do Automóvel de Tóquio, que está em sua 45ª e estará aberto ao público a partir de sábado (28), com encerramento em 5 de novembro.
Cerca de 150 fabricantes de veículos e autopeças participam da feira bianual. Representantes de órgãos de mídia foram recebidos nesta quarta-feira (25) no Tokyo Big Sight, local de realização do evento.
Os destaques desta edição ficam por conta dos veículos elétricos movidos a bateria, sem gases de exaustão, e aqueles programados para idosos e pessoas com necessidades especiais.
A Toyota produz veículos híbridos na sua linha principal de modelos ecologicamente responsáveis. A fabricante está exibindo, contudo, um carro-conceito elétrico.
O veículo é dotado de programa de inteligência artificial que detecta alterações na expressão facial e na voz do motorista. Ao determinar cansaço nas reações do condutor, comuta para direção autônoma.
A maior montadora do Japão também apresentará um protótipo elétrico de dois lugares pensado para cadeirantes.
O Concept-i Ride tem apenas 2,5 metros de comprimento (1,5 metro a menos que um compacto tradicional) e 1,3 metro de largura.
De acordo com a Toyota, as medidas foram pensadas para possibilitar que pessoas com deficiência motora possam estacionar o veículo em vagas estreitas e ainda assim conseguir entrar e sair do veículo sem dificuldade.
As portas são eletrônicas e se abrem para cima, liberando um grande vão de acesso, além de ajudar a erguer a cadeira de rodas. Segundo a Toyota, esse sistema integrado evita que o motorista se suje ao guardar a cadeira.
Os bancos são elétricos e se movem para facilitar o acesso ao veículo. O Cocept-i Ride não tem volante ou pedais, que foram substituídos por joysticks instalados nos descansos de braço. Ainda não há previsão de quando o conceito se tornará um carro produzido em série.
Com Folhapress e NHK World News
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.