Toyota fecha 2015 como líder global em vendas de veículos

Trata-se do quarto ano consecutivo que a Toyota se mantém com a fabricante de automóveis que mais vende no mundo.
Toyota Imagem Arte Mundo Nipo 900 600 A1 27 01 2016
©Mundo-Nipo

A Toyota Motor fechou mais um ano como a maior fabricante do mundo em nível de vendas globais de automóveis. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (27), a empresa japonesa reportou que vendeu globalmente 10.151.000 unidades entre janeiro e dezembro de 2015.

Trata-se do quarto ano consecutivo que a Toyota se mantém com a fabricante de automóveis que mais vende no mundo. A primeira vez o correu em 2008, quando tomou o posto da americana General Motors. A montadora japonesa seguiu como líder até 2010.

Entretanto, em 2011, os efeitos do tsunami no Japão e as inundações na Tailândia tiraram a Toyota do topo das vendas, quando a empresa japonesa foi superada pela General Motors. Mas o grupo com sede em Aichi, no centro do Japão, voltou a liderar ininterruptamente desde 2012 a lista dos maiores vendedores de automóveis.

As vendas da Toyota, que incluem as subsidiárias Daihatsu e Hino Motors, caíram 0,8% em comparação com 2014. Segundo a empresa, a queda na demanda ocorreu porque seu crescimento nos Estados Unidos não foi suficiente para compensar a desaceleração no Sudeste Asiático e em outros mercados emergentes.

Mesmo assim, este número está acima dos 9,8 milhões de unidades da General Motors, que teve um incremento de 0,2% nas vendas, e dos 9,93 milhões do grupo alemão Volkswagen, que teve uma queda de 2% este ano devido ao escândalo de manipulação de níveis de emissões.

Toyota, Volkswagen e GM representam cerca de um terço das vendas globais de veículos. Segundo estimativas do IHS Automotive, serviço de estatísticas da indústria automobilística, cerca de 90 milhões de unidades foram comercializadas no mundo em 2015.

Em seu relatório, a companhia também detalhou que em 2015 fabricou 10.083.783 unidades de suas três marcas, um número 2% menor que no ano anterior.

Em anúncio separado, a Toyota também informou nesta quarta-feira que considera assumir o total controle da fabricante de carros pequenos Daihatsu Motor, na qual atualmente tem uma fatia de 51,2%. Toyota e Daihatsu disseram que avaliam essa opção, mas entre outras possibilidades.

Fontes: Revista Online Veja | Agência EFE.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Japao vence Iraque e garante vaga nas Olimpiadas do Rio Foto Kyodo 900x550 26 01 2016

Japão vence Iraque e garante vaga nas Olimpíadas do Rio

Next Article
Imperador do Japao em visita a Manila Foto Kyodo 900x600 27 01 2016

Em meio a protestos, imperador do Japão visita cemitério de guerra nas Filipinas

Related Posts