Automóveis Notícias

Produção industrial do Japão tem forte queda em fevereiro

©Asahi Photos

O governo sugeriu que o tombo de 6,2% pode ter sido impulsionado pela paralisação da produção nacional em todas as fábricas da Toyota.

A produção industrial do Japão sofreu um forte tombo de 6,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal, o que representa a primeira queda em dois meses após um aumento de 3,7% em janeiro, informou o governo do país nesta quarta-feira (30), indicando que o resultado reflete a interrupção da produção nacional da Toyota na segunda semana de fevereiro.

Embora uma forte queda fosse prevista para o segundo mês do ano, o declínio do indicador foi ainda maior que o recuo mediano de 6% estimados por economistas.

O relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) sugere que a forte queda na produção pode ter sido impulsionada pela paralisação da produção em todas as fábricas da maior montadora do Japão entre os dias 08 e 13 de fevereiro. A interrupção ocorreu em consequência de uma explosão no início de fevereiro nas instalações industriais da siderúrgica em Aichi, integrante do Grupo Toyota, o que resultou na falta de aço para fabricação de autopeças.

Contudo, os dados apontam que os embarques industriais, principal medida para avaliar a demanda, caíram 4,6% em fevereiro ante janeiro, marcando a primeira retração em dois meses após crescer 3,5% no mês anterior.

Enquanto isso, os estoques caíram apenas 0,1% na mesma base de comparação. Apesar de recuar pelo segundo mês seguido, o país segue com excesso de estoque em meio à persistente fraqueza do consumo privado.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério mostram que os fabricantes japoneses esperam que a produção industrial registre crescimento de 3,9% e de 5,3% em abril.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.