Produção industrial do Japão tem forte queda em fevereiro

O governo sugeriu que o tombo de 6,2% pode ter sido impulsionado pela paralisação da produção nacional em todas as fábricas da Toyota.
Fabrica da Toyota no Japao Foto AJW Images 900x600 30 03 2016
©Asahi Photos

A produção industrial do Japão sofreu um forte tombo de 6,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal, o que representa a primeira queda em dois meses após um aumento de 3,7% em janeiro, informou o governo do país nesta quarta-feira (30), indicando que o resultado reflete a interrupção da produção nacional da Toyota na segunda semana de fevereiro.

Embora uma forte queda fosse prevista para o segundo mês do ano, o declínio do indicador foi ainda maior que o recuo mediano de 6% estimados por economistas.

O relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) sugere que a forte queda na produção pode ter sido impulsionada pela paralisação da produção em todas as fábricas da maior montadora do Japão entre os dias 08 e 13 de fevereiro. A interrupção ocorreu em consequência de uma explosão no início de fevereiro nas instalações industriais da siderúrgica em Aichi, integrante do Grupo Toyota, o que resultou na falta de aço para fabricação de autopeças.

Contudo, os dados apontam que os embarques industriais, principal medida para avaliar a demanda, caíram 4,6% em fevereiro ante janeiro, marcando a primeira retração em dois meses após crescer 3,5% no mês anterior.

Enquanto isso, os estoques caíram apenas 0,1% na mesma base de comparação. Apesar de recuar pelo segundo mês seguido, o país segue com excesso de estoque em meio à persistente fraqueza do consumo privado.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério mostram que os fabricantes japoneses esperam que a produção industrial registre crescimento de 3,9% e de 5,3% em abril.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Bacilo de Koch vetor da tuberculose Foto Wikimedia Commons

Uma pessoa morre e 33 são infectadas por tuberculose em empresa no Japão

Next Article
Material radiotivo em depositos em Fukushima Foto Kyodo 900x600 30 02 2016

Destroços recolhidos em Fukushima serão reciclados para obras públicas

Related Posts