Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
A produção doméstica em setembro recuou 2,6%, após forte retração de 6,7% em agosto.
Fábrica da Toyota (Foto: SXCPhotos)
A produção doméstica de automóveis no Japão sofreu nova retração em setembro, a terceira consecutiva após o primeiro declínio em 11 meses registrado em julho, informou a Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA), entidade representante do setor.
A associação atribuiu o resultado negativo ao aumento do imposto sobre o consumo em abril, reiterando seu discurso pelo terceiro mês seguido, desde julho, quando a produção sofreu queda de 1,7%, seguida de forte retração de 6,7% em agosto. Isso porque a alta das exportações registradas no mesmo mês não foi forte o suficiente para compensar a espremida demanda doméstica no setor.
De acordo com o relatório da JAMA, divulgado na quinta-feira (30), a produção de automóveis no Japão caiu 2,6% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 851.051 veículos produzidos.
A demanda interna caiu 0,8% e as exportações retraíram 3,3%, para 410.181 veículos em setembro, marcando o segundo mês consecutivo de declínio, em reflexo a uma mudança na produção para o exterior que montadoras fizeram nos últimos anos com o intuito de reduzir custos e mitigar o impacto de um iene fortalecido.
No período de janeiro a setembro, a produção de veículos cresceu 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado, para 4,78 milhões de veículos. Já no período de abril a setembro (abril é o mês que inicia o ano fiscal japonês), as exportações caíram 4,9%, para 2,24 milhões de veículos, de acordo com a JAMA.
== Kyodo
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.