Produção de automóveis no Japão cai pelo terceiro mês consecutivo

A produção doméstica em setembro recuou 2,6%, após forte retração de 6,7% em agosto.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A produção doméstica em setembro recuou 2,6%, após forte retração de 6,7% em agosto.

Fábrica da Toyota (Foto: SXCPhotos)   

Indústria Automotiva do Japão (Foto: SXCPhotos)

 

A produção doméstica de automóveis no Japão sofreu nova retração em setembro, a terceira consecutiva após o primeiro declínio em 11 meses registrado em julho, informou a Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA), entidade representante do setor.

A associação atribuiu o resultado negativo ao aumento do imposto sobre o consumo em abril, reiterando seu discurso pelo terceiro mês seguido, desde julho, quando a produção sofreu queda de 1,7%, seguida de forte retração de 6,7% em agosto. Isso porque a alta das exportações registradas no mesmo mês não foi forte o suficiente para compensar a espremida demanda doméstica no setor.

De acordo com o relatório da JAMA, divulgado na quinta-feira (30), a produção de automóveis no Japão caiu 2,6% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 851.051 veículos produzidos.

A demanda interna caiu 0,8% e as exportações retraíram 3,3%, para 410.181 veículos em setembro, marcando o segundo mês consecutivo de declínio, em reflexo a uma mudança na produção para o exterior que montadoras fizeram nos últimos anos com o intuito de reduzir custos e mitigar o impacto de um iene fortalecido.

No período de janeiro a setembro, a produção de veículos cresceu 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado, para 4,78 milhões de veículos. Já no período de abril a setembro (abril é o mês que inicia o ano fiscal japonês), as exportações caíram 4,9%, para 2,24 milhões de veículos, de acordo com a JAMA.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Desemprego no Japão piora em setembro

Next Article

Veja fotos da Princesa Masako em seu primeiro banquete de Estado em 11 anos

Related Posts