Japão, China e Coreia do Sul realizam primeira cúpula em 3 anos

Os três chefes de Estados selaram hoje, em Seul, o compromisso de acabar com as disputas históricas e territoriais.

Os líderes de Japão, China e Coreia do Sul realizam neste domingo (1), em Seul, sua primeira cúpula em três anos, onde selaram o compromisso de acabar com os conflitos históricos envolvendo os três países, principalmente as animosidades geradas pelo passado militarista japonês, bem como chegar a um consenso sobre as disputas territoriais. O três chefes de Estado pediram ainda, que a Coreia do Norte desista de seu programa nuclear e de realizar de mísseis.

A presidente sul-coreana, Park Geun-hye; o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o premiê japonês, Shinzo Abe, pactuaram “garantir a paz, a estabilidade e a prosperidade na região de forma permanente e continuar avançando sem hesitações na cooperação trilateral”, segundo a declaração conjunta.

No documento consta o compromisso de normalizar os deteriorados laços bilaterais entre Japão e seus dois vizinhos para “superar a situação atual na qual coexistem a interdependência econômica e as tensões políticas e de segurança”.

A presidente sul-coreana afirmou, em entrevista coletiva conjunta após o encontro, que “a normalização no sistema de cooperação de três lados é um grande passo rumo à paz e à prosperidade no nordeste da Ásia”.

As disputas dos arquipélagos Takeshima/Dokdo e Senkaku/Diaoyu, que Tóquio disputa com Seul e Pequim, respectivamente, e os conflitos históricos derivados do colonialismo do Japão sobre seus dois vizinhos tinham impedido que esta cúpula fosse realizada desde 2012.

Assim, os três líderes se comprometeram a restabelecer o caráter anual desta reunião de chefes de governo, cuja próxima edição vai acontecer no ano que vem no Japão.

Outro tema de destaque na cúpula foi o conflito na península coreana e o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis pela Coreia do Norte.

“Reiteramos nossa firme oposição ao desenvolvimento de armas nucleares na península coreana e mantemos a posição de que devem ser aplicadas estritamente as obrigações e os compromissos internacionais marcados pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, expressaram os líderes na declaração.

Esta mensagem teve como destinatária a Coreia do Norte, país ao qual os líderes também fizeram uma advertência diante da possibilidade de que realize um novo teste nuclear ou de mísseis de longo alcance.

“Nos opomos a qualquer ação que possa causar tensão na península coreana ou violar as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU”, disseram os chefes de governo.

Park, Li e Abe também elogiaram o acordo alcançado pelas duas Coreias em agosto para pôr fim à tensão militar e desejaram que ele permita “um progresso significativo nas relações intercoreanas” para garantir a paz na península e na região do nordeste da Ásia.

No plano econômico, o principal assunto de debate foi o futuro Tratado de Livre-Comércio (TLC) entre as três potências asiáticas, que mantêm fortes laços econômicos e comerciais, e representam aproximadamente 20% do PIB global e 17,5% do comércio em todo o planeta.

“Vamos aumentar nossos esforços para acelerar as negociações de três lados com o objetivo de tornar possível um TLC amplo, de alto nível e de benefício comum”, prometeram os dirigentes.

Antes do encontro, Park teve uma reunião com Li na qual decidiram estreitar a cooperação para atrair a Coreia do Norte às estagnadas negociações sobre sua desnuclearização. E, amanhã, a presidente sul-coreana e Abe terão a primeira cúpula bilateral desde que ambos assumiram o poder, em 2012.

Os líderes de Seul e Tóquio debaterão os assuntos bilaterais mais espinhosos, que são a citada disputa pelas ilhas Dokdo-Takeshima e o conflito histórico sobre o recrutamento forçado de mulheres coreanas como escravas sexuais pelo exército do Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Fontes: Agência Kyodo | gência EFE.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Nise O Coracao da Loucura Foto Cartaz Divulgacao detalhe 900x600 otimizada

Longa brasileiro “Nise” leva prêmio de melhor filme no Festival de Tóquio

Next Article
Monte Fuji Foto Click Stock Images size 900x600 otimizada

Japão quer atrair 30 milhões de turistas até 2020

Related Posts