5 corpos são encontrados na costa do Japão após 5 dias de buscas por avião dos EUA

Aeronave militar Osprey, dos EUA, caiu no mar. com 8 tripulantes, perto da ilha de Yakushima, no sul do Japão.
Navio militar japonês conduz busca por destroços de avião dos EUA | ©Kyodo
Navio da Força de Autodefesa Marítima do Japão conduz as buscas pela aeronave militar CV-22 Osprey dos EUA, que caiu no mar em 29 de novembro, próximo a ilha de Yakushima, no sudoeste do Japão | ©Kyodo

Uma força conjunta do Japão e dos Estados Unidos encontrou, nesta segunda-feira (4), cinco corpos na costa do Japão, 5 dias após a queda de um avião militar Osprey dos EUA com oito tripulantes a bordo, informou o Exército dos Estados Unidos, de acordo com a NHK News, site da emissora pública japonesa NHK.

Além dos corpos, também foi encontrado o que parecia ser a parte frontal do avião, incluindo a cabine, informou a NHK citando fontes ligadas ao assunto.

“Hoje [dia 4 de dezembro], as equipes combinadas do Japão e dos Estados Unidos […] fizeram um grande avanço quando suas embarcações de superfície e equipes de mergulho conseguiram localizar os destroços junto com a fuselagem principal da aeronave acidentada”, afirmou a Força Aérea dos Estados Unidos em comunicado.

“As equipes de mergulho conseguiram confirmar [os corpos] cinco tripulantes adicionais dos oito envolvidos no acidente”, disse. “Dois [corpos] dos cinco membros da tripulação localizados hoje já foram recuperados com sucesso pelas equipes presentes. Agora, está em curso um esforço conjunto para recuperar os membros restantes da tripulação nos destroços do acidente”, diz o comunicado.

A primeira vítima do acidente com o CV-22 Osprey, que pertence à Força Aérea dos EUA, foi encontrada por equipes de resgate do Japão horas depois da queda em 29 de novembro, perto da ilha de Yakushima, localizada a 60 quilômetros mar adentro, ao sul da província de Kagoshima, no sul do Japão. O resgate ocorreu durante uma missão de treinamento de rotina.

Os corpos de dois tripulantes ainda não foram encontrados, mas as buscas conjuntas seguirão até que, tanto os dois corpos, como todas as partes do avião, sejam resgatados.

Dúvidas com a segurança das aeronaves Osprey

De acordo com a Kyodo News, O incidente marcou o primeiro acidente fatal no Japão envolvendo um Osprey, reacendendo as preocupações sobre a segurança desse tipo de avião. A causa do acidente ainda não é conhecida.

O avião acidentado era uma das seis aeronaves de transporte CV-22 Osprey dos EUA designadas para a Base Aérea de Yokota, nos subúrbios a oeste de Tóquio, de acordo com o Ministério da Defesa do Japão.

A CV-22 Osprey estava indo para a Base Aérea de Kadena, na província de Okinawa, no extremo sul do Japão, a partir da base militar dos EUA em Iwakuni, na província de Yamaguchi, no oeste do Japão, de acordo com a guarda costeira.

Assertividade chinesa na região do acidente

As forças armadas dos EUA disseram que seu porta-aviões de propulsão nuclear Carl Vinson, e outros recursos, se juntaram aos esforços de busca da guarda costeira e das Forças de Autodefesa, aparentemente em uma tentativa de impedir que a China tome medidas provocativas capitalizando o acidente.

A ilha de Yakushima faz parte da cadeia de ilhas Nansei, no sudoeste do país, onde o Japão vem fortalecendo suas capacidades de defesa, juntamente com seu aliado, os Estados Unidos, para enfrentar a crescente assertividade marítima da China em águas próximas, conforme noticiou a Kyodo.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Cena do filme O Menino e a Garça | Reprodução

“O Menino e a Garça” leva prêmio de Melhor Animação em Nova York

Next Article
Kimono furisode | ©Depositphotos

A arte do quimono japonês: explorando os detalhes e designs intrincados

Related Posts