Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse nesta quarta-feira (04) que o Japão vai criar um mecanismo para definir regras mais claras sobre o que deve ser segredo de Estado e exercer supervisão adequada, enquanto tenta conter críticas a lei que irá prejudicar o direito público de saber problemas políticos.
Falando para Dieta, Abe disse que pretende criar duas entidades dentro do governo perante a lei aplicada.
Uma delas é um conselho consultivo, onde especialistas vão decidir sobre um conjunto de regras que detalham as informações sensíveis e segredos especiais.
O outro é um comitê de supervisão no âmbito da Secretaria do Gabinete, onde funcionários serão encarregados de verificar a legitimidade dos segredos especiais designados por ministros e chefes de agências do governo, disse Abe.
A lei aprovada define que servidores públicos, jornalistas ou qualquer pessoa que revele segredos nacionais serão condenados até 10 anos de prisão.
Milhares de japoneses protestam contra a lei, que pode impedir investigações fundamentais como erros de autoridades, conforme observado nas negociações de 2011, que contribuíram para a crise nuclear em Fukushima.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.