Número de japoneses mortos em ataque na Argélia chega a dez

O Governo do Japão confirmou nesta quinta-feira a morte de outro cidadão japonês.

Da agência EFE

Tóquio, 24 jan (EFE).- O Governo do Japão confirmou nesta quinta-feira a morte de outro cidadão japonês no ataque terrorista da semana passada contra um campo de exploração de gás no sudeste da Argélia, o que eleva a dez o número de japoneses mortos nesse ato terrorista.

O ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, detalhou que foi identificado o corpo do último cidadão japonês que não havia sido localizado após a invasão das instalações de In Amenas por parte de um grupo armado salafista.

Pelo menos 37 trabalhadores estrangeiros de oito países e um argelino, assim como 29 terroristas, morreram durante a operação de resgate, além de gendarme local que faleceu durante a invasão dos terroristas nas instaações, no último dia 16.

Todos os mortos japoneses eram empregados da empresa de engenharia “JCG”, com sede em Yokohama, que mantinha no campo de In Amenas 17 trabalhadores japoneses e 61 de outras nacionalidades.

A tomada dessas instalações na zona meridional da Argélia na semana passada se prolongou durante quatro dias, até no sábado passado, quando foi concluída com a invasão das forças especiais do Exército argelino.

Está previsto que na sexta-feira, os corpos dos japoneses e outros sete sobreviventes desta nacionalidade cheguem ao Japão em um avião enviado à Argélia pelo Governo de Tóquio, que indicou que no mesmo dia divulgará os nomes das vítimas.

Até agora, o Japão tinha evitado divulgar as identidades dos mortos a pedido da “JGC”, cujo presidente, Koichi Kawana, viajou para a Argélia após a crise para seguir a situação de perto.

Está previsto que as autoridades japonesas façam autópsias nos corpos de todas as vítimas para precisar as causas concretas das mortes, informou a agência local “Kyodo”.

O ataque ao campo de gás de In Amenas, foi feito por um grupo salafista que disse ter atuado em resposta à intervenção internacional de apoip ao governo de Mali contra grupos radicais islâmicos que operam no norte deste país. EFE

 

Veja mais notícias sobre Política em mundo-nipo.com/politicaSiga também o Mundo-Nipo noTwitter e Facebook.

 

 

saiba mais


Japão confirma morte de dois japoneses na Argélia


Japão envia equipe em busca de japoneses desaparecidos na Argélia


Argélia diz ao Japão que lamenta consequências de ataques militares


Empresa japonesa confirma que 10 japoneses ainda permanecem desaparecidos


Últimos reféns morrem em tentativa de resgate, diz jornal argelino


Sequestradores ameaçam explodir campo de gás se exército tentar resgate


Japão e Indonésia condenam sequestro de reféns na Argélia


Statoil anuncia resgate de funcionário durante a madrugada


Exército da Argélia finaliza operação de resgate em campo de gás


Japão insta Argélia a sessar operação militar


 

 

EFE logo

Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização prévia por escrito da Agência EFE S/A.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

China pede "calma" e desaprova novo teste nuclear norte-coreano

Next Article

Hainu "O cão alado"

Related Posts