Do Mundo-Nipo
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, ordenou nesta quinta-feira que mísseis estratégicos sejam posicionados para atacar bases militares norte-americanas.
Em uma reunião de emergência realizada nesta sexta-feira (hora local), o líder norte-coreano ordenou que seus mísseis fiquem de prontidão para ataques as bases norte-americanas no Pacífico e Coreia do Sul.
De acordo com a agência de notícias estatal KNCA, a Coreia do Norte reagirá “impiedosamente contra as bases militares (americanas) no Pacífico, incluindo no Havaí e em Guam, e na Coreia do Sul”.
A ação é uma resposta ao voo dos bombardeiros B-2, que tem capacidade nuclear, sobre o território sul-coreano, durante um exercício militar conjunto entre Seul e Washington.
Kim emitiu a ordem aos principais generais e “julgou que havia chegado a hora de acertar as contas com os imperialistas dos EUA, tendo em vista a situação que vigora”, de acordo com a KNCA.
“Ele finalmente assinou o plano para preparações técnicas de foguetes estratégicos da KPA, ordenando que estejam de prontidão para disparar, de maneira que possam atacar a qualquer hora o continente norte-americano, suas bases militares em teatros de operações no Pacífico, incluindo Havaí e Guam, e aquelas na Coreia do Sul”, acrescentou a estatal norte-coreana.
Nesta quinta-feira, o secretário da Defesa dos EUA, Chuck Hegel, disse que “os norte-coreanos têm que entender que o que eles estão fazendo é muito perigoso”.
Na manhã de hoje os EUA realizaram exercícios com “aviões invisíveis” na fronteira, o que teria provocado os norte-coreanos.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.