Do Mundo-Nipo
A Coreia do Norte anunciou neste sábado (hora local) que todas as relações com a Coreia do Sul entraram em “estado de guerra”.
De acordo com um anúncio da agência norte-coreana KNCA, todas as questões fronteiriças com a Coreia do Sul serão tratadas como “guerra” pelo país.
“A partir de agora, as relações Norte-Sul estão entrando no estado de guerra e todas as questões levantadas entre o Norte e o Sul vão ser tratadas sob o protocolo da guerra”, informou a agência. “A situação que prevalece há muito tempo, segundo a qual a Península Coreana não está nem em guerra, nem em paz, terminou”.
A Coreia do Norte tem intensificado suas ameaças de guerra contra o Sul, principalmente após a execução de um exercício conjunto com os Estados Unidos e a nova resolução da ONU adaptada pelo terceiro teste nuclear norte-coreano.
Na sexta-feira, o líder norte-coreano Kim Jong Un ordenou o posicionamento de mísseis para ataque contra bases dos EUA no Pacífico e Coreia do Sul, após um voo realizado por aviões norte-americanos “invisíveis” aos radares sobre a península coreana.
As declarações de sábado anunciam que a “decisão importante” tomada por Kim é um ultimato a “forças hostis”.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.