Encontrados “vivos” os 15 desaparecidos após inundações no Japão

As 15 pessoas só puderam ser encontradas após ligações telefônicas e buscas efetuadas de casa em casa na cidade de Joso, em Ibaraki.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Autoridades da província de Ibaraki, no leste do Japão, informaram nesta terça-feira (15) que “foi encontrado com vida as 15 pessoas que estavam desaparecidas” desde a semana passada, após uma grande área na cidade de Joso ter sido inunda devido às fortes chuvas que atingiram o país, o que provocou inundações em várias cidades no leste e no nordeste do arquipélago.

As precipitações recordes registradas na cidade de Joso, em Ibaraki, causaram na última quinta-feira o transbordamento do rio Kinugawa, que inundou cerca de 40 quilômetros quadrados de uma área residencial. Nesta área, muitas edificações ficaram submersas, enquanto algumas casas foram arrastadas pela enchente. Centenas de pessoas ficaram presas em suas residências e muitas se viram obrigadas a subir no telhado à espera de resgate à medida que o nível da água aumentava.

Uma grande área desta cidade continua hoje alagada, o que ainda mantêm evacuados cerca de 3.000 residentes do total de 65 mil habitantes de Joso, segundo os últimos dados divulgados pelas autoridades locais.

De acordo com as autoridades municipais de Joso, 15 moradores ligaram para o serviço de emergência pedindo por resgate nas primeiras horas de quinta-feira, momento em que a cidade já se encontrava inundada. Desde então, equipes de resgate formadas por policiais, bombeiros e membros das Forças de Autodefesa (exército) se empenharam nas buscas por estes desaparecidos.

“Todas as 15 pessoas que estavam desaparecidas foram encontradas sãs e salvas”, anunciou nesta terça-feira a equipe de resposta a desastres, acrescentando que a policia as encontrou após efetuar buscas em casas situadas tanto nas áreas alagadas como em locais que a água já foi drenada. Alguns também foram encontrados através de ligações telefônicas.

Na última sexta-feira, as precipitações sem precedentes também causaram a cheia do rio Shibui, na cidade de Osaki, em Miyagi, província no nordeste do Japão. Equipes de resgate de emergência tiveram dificuldades para chegar até as pessoas retidas em uma ampla área residencial que ficou inundada. Pelo menos 100 construções foram invadidas pelas cheias e algumas chegaram a ficar submersas.

As inundações causaram graves danos materiais nas infraestruturas de telecomunicações e nas provisões de água potável e de eletricidade, o que deixou sem estes serviços básicos milhares de residências nas regiões leste e nordeste.

Autoridades locais informaram que os trabalhos de drenagem e de reconstrução dos diques dos rios Kinugawa e Shibui estão praticamente concluídos. De acordo com um balanço provisório, as inundações causaram a morte de sete pessoas e deixaram cerca de 30 feridos.

(Com agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultados do 2º dia do Torneio de Sumô de Outono 2015

Next Article

BC do Japão mantém política monetária, mas muda avaliação sobre a economia

Related Posts