Toyota revela minirrobô que detecta reações e fala com motorista

Com apenas 10 centímetros de altura, o Kirobo Mini foi projetado para fazer companhia às pessoas solitárias.
Kirobo Mini Foto Reproducao NHK 900x550 02
Foto: Reprodução/NHK

A Toyota revelou na segunda-feira (3) um pequeno robô capaz de detectar reações e até emoções humanas. A empresa disse que o “Kirobo Mini” foi projetado, principalmente, para conversar e fazer companhia às pessoas solitárias.

Em sua apresentação, a empresa explicou que desenvolveu o pequeno robô, de apenas 10 centímetros de altura, com o objetivo de ajudar pessoas que têm dificuldade de socializar-se, principalmente no Japão, um país onde mais de 540 mil jovens têm problemas de sociabilidade e preferem viver reclusos dentro de casa, segundo pesquisa recente do governo japonês.

“Queremos tratar do crescente problema social entre as pessoas que não têm ninguém com quem conversar”, disse Moritala Yoshida, executivo da Toyota, companhia líder global de vendas de automóveis e que agora está investindo bilhões de dólares em robótica.

De acordo com a emissora pública ‘NHK’, o pequeno robô também é destinado a conversar com motoristas, capaz de “ler” reações e pedir para que dirijam de forma segura.

O Kirobo Mini é equipado com uma microcâmera para reconhecer expressões faciais humanas e, através de um sistema com tecnologia de última geração, o pequeno humanoide consegue responder quando o motorista fala, além de ser capaz de se expressar mexendo o rosto e os braços.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, em caso de freada brusca, o “pequeno” pede ao motorista que dirija com segurança.

O “minirrobô também é destinado para ser uma espécie de bebê mecânico. “Ele balança um pouquinho e isso é feito para imitar um bebê sentado, que não desenvolveu totalmente a capacidade de se balançar sozinho”, disse Fuminori Kataoka, o engenheiro-chefe de projeto do Kirobo Mini. “Esta vulnerabilidade é feita para evocar uma conexão emocional”, completou, segundo informou a agência de notícias ‘Reuters’.

A comercialização do Kirobo Mini no Japão deverá ocorrer em março de 2017, com preço sugerido em cerca de 39.800 ienes, aproximadamente US$ 400 atuais, afirmou a Toyota durante a apresentação do pequeno robô, que aconteceu durante o IT & Electronics Comprehensive Exhibition (CEATEC), salão de eletrônica mais importante da Ásia e que está sendo realizado esta semana em Tóquio.

Tecnologia Kirobo
O Kirobo Mini é uma versão menor do Kirobo, um robô humanoide que ficou famoso em 2013, quando se tornou o primeiro androide astronauta do mundo.

KIrobo foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer companhia ao comandante japonês Wakata. Ambos realizaram a primeira conversa no espaço entre humano e robô.

Ambas versões do Kirobo fazem parte de um projeto de longo prazo da Toyota para desenvolver habilidades de conversação de robôs e ver como eles podem ajudar pessoas isoladas.

Total
0
Shares
Previous Article
Personagens de animes e mangas japoneses Foto Montagem Melissa@aime lover yas 900x550 min

Legisladores no Japão querem criar ‘centro’ de promoção ao mangá

Next Article
12 cats lady japan 001

Japonesa dona de 12 gatos persas faz sucesso na internet

Related Posts