Do Mundo-Nipo
O Japão adiou nesta terça-feira o lançamento do seu novo foguete – que lançaria um telescópio ao espaço para a observação do sistema solar – devido a uma falha na posição do mesmo, detectada 19 segundos antes da decolagem planejada, interrompendo automaticamente a contagem regressiva.
Pesando 91 toneladas, o foguete Epsilon, de três estágios, tem de 24,4 metros de altura, cerca de metade do tamanho do muito utilizado foguete japonês H2A.
De acordo com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla original), a causa do problema de decolagem permanece incerta, mas parece ter havido alguma falha com sinais de computadores. Nenhuma anormalidade foi encontrada no corpo do foguete.
O gerente da JAXA, Yasuhiro Morita, disse em conferência de imprensa que a agência pode tentar lançar o Epsilon na sexta-feira (30) caso o problema seja identificado.
Um lançamento anterior já havia sido adiado por causa de uma falha de computador.
Para saber mais sobre Ciência e Bem-Estar, clique em mundo-nipo.com/ciencia-e-bem-estar. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.