Falha adia lançamento de foguete do Japão

Um lançamento anterior já havia sido adiado por causa de uma falha de computador.

Do Mundo-Nipo

Foguete Epsilon falha no lançamento (Foto: Kyodo)
Foguete Epsilon falha no lançamento (Foto: Kyodo)

O Japão adiou nesta terça-feira o lançamento do seu novo foguete – que lançaria um telescópio ao espaço para a observação do sistema solar – devido a uma falha na posição do mesmo, detectada 19 segundos antes da decolagem planejada, interrompendo automaticamente a contagem regressiva.

Pesando 91 toneladas, o foguete Epsilon, de três estágios, tem de 24,4 metros de altura, cerca de metade do tamanho do muito utilizado foguete japonês H2A.

De acordo com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla original),  a causa do problema de decolagem permanece incerta, mas parece ter havido alguma falha com sinais de computadores. Nenhuma anormalidade foi encontrada no corpo do foguete.

O gerente da JAXA, Yasuhiro Morita, disse em conferência de imprensa que a agência pode tentar lançar o Epsilon na sexta-feira (30) caso o problema seja identificado.

Um lançamento anterior já havia sido adiado por causa de uma falha de computador.

 

Para saber mais sobre Ciência e Bem-Estar, clique em mundo-nipo.com/ciencia-e-bem-estar. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão estuda usar fundos de reserva em problema de água radioativa de Fukushima Daiichi

Next Article

Investigação sobre vazamento de água radioativa em Fukushima Daiichi deve demorar

Related Posts