Honda e GM se unem para desenvolver carro movido à célula de combustível

A Honda pretende lançar o carro conceito FCX Clarity com essa tecnologia já em 2015.

Do Mundo-Nipo

A japonesa Honda Motor e a americana General Motors (GM) assinaram um acordo de longo prazo para co-desenvolverem automóveis movidos a células de combustível de última geração.

 

Honda Fuel Cell Power (Foto: Divulgação)
A tecnologia células de combustível consiste em uma bateria que funciona com hidrogênio (Foto: Divulgação)

 

Segundo seus representantes, as empresas vinham trabalhando separadamente na tecnologia, mas decidiram se unir para melhorar a infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio e tentar reduzir a dependência do petróleo e estabelecer uma mobilidade sustentável.

Em um comunicado, o CEO da GM, Dan Akerson, disse que a Honda e a GM são líderes em tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e por isso a aposta na união das fabricantes no projeto.

As empresas esperam ainda que os novos sistemas de células de combustível cheguem ao mercado até 2020. Antes disso, em 2015, a Honda pretende lançar o carro conceito FCX Clarity, com essa tecnologia para ser testado. Já a GM pretende apresentar seus veículos movidos a hidrogênio em uma data posterior.

As duas empresas poderão ser as primeiras a lançar o que está sendo classificado como o mais avançado veículo de baixo impacto ambiental.

A tecnologia células de combustível consiste em uma bateria que funciona com hidrogênio como combustível. Veículos movidos com este tipo de bateria emitem apenas vapor de água e atualmente podem percorrer mais de 600 km com apenas uma carga, que leva apenas alguns minutos para abastecer. Já os automóveis convencionais, que funcionam com energia elétrica, demoram a recarregar e têm menor autonomia de rodagem.

E um discurso divulgado antecipadamente, o vice-presidente do conselho de administração da GM, Steve Girsky, disse que o custo desta tecnologia, no entanto, não caiu o suficiente para que seja comercialmente viável no momento, além de dificuldade da falta de infraestruturas que permitam recarregar os veículos.

Devido a isto, a união das duas empresas não é somente para o desenvolvimento mais acelerado desta tecnologia, mas também o de superar estas dificuldades.

Os representantes de ambas as companhias informaram que uma coletiva de imprensa será realizada em breve nos Estados Unidos, para anunciar a aliança oficialmente.

As informações são da Rede NHK World e da Motor Dream.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Apenas 15,7% dos japoneses pretendem doar órgãos, aponta pesquisa

Next Article

Patinação artística: Ando anuncia nascimento da filha e objetivo de participar da Olimpíada

Related Posts