Robô presta vestibular e é aprovado em 70% das universidades do Japão

O robô obteve qualificação de ‘nível A’, o que lhe permitiria estudar em 403 das 579 universidades do país caso ele fosse humano.

Do Mundo-Nipo

Um robô desenvolvido pelo Instituto Nacional de Informática do Japão, em colaboração com várias empresas do país, prestou exame de vestibular e alcançou nota suficiente para estudar em 70% das universidades do Japão.

 

Robô é aprovado em vestibular doJapão (Imagem: Reprodução/The Japan News)
O robô obteve qualificação de ‘nível A’, o que lhe permitiria estudar em 403 das 579 universidades do país caso ele fosse humano (Imagem: Reprodução/The Japan News)

 

O robô, chamado carinhosamente de ‘Torobo-kun’, foi desenvolvido para ser capaz de reconhecer palavras e resolver problemas complexos de lógica. Os responsáveis pelo projeto decidiram, então, por em prova as habilidades do robô em exame de vestibular.

Embora tenha registrado notas baixas em provas de idiomas, como inglês e japonês, que requerem profundo conhecimento de linguagem, o robô foi capaz de superar a média nacional dos estudantes em história japonesa, história mundial, matérias que requerem grande conhecimento, e também teve boa qualificação em matemática, graças à sua capacidade de concentração superior à de qualquer ser humano.

A qualificação alcançada pelo robô foi de ‘nível A’, o que significa que, se fosse humano, poderia estudar em 403 das 579 universidades privadas do país.

“Torobo-kun tem grandes possibilidades de ser aceito nas universidades de nível médio e baixo do Japão”, afirmou um dos examinadores da prova.

O projeto tem como objetivo fazer com que o robô possa ser aprovado até 2021 no exame de vestibular da Universidade de Tóquio, a mais prestigiada do Japão e ranqueada entre as melhores instituições de ensino superior de todo o planeta.

As informações são da ‘Agência Estado’ e do portal de notícia ‘The Japan News’.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Gueixas de Kyoto realizam cumprimento tradicional de Ano Novo

Next Article

Paraná promove programa que oferta cursos para pesquisadores no Japão

Related Posts