Cientistas desenvolvem bateria de madeira de longa duração

A bateria pode ter até 400 ciclos de recarga.

Do Mundo-Nipo

Cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, inventaram uma bateria amiga do meio ambiente feita de madeira.

 

A bateria pode ter até 400 ciclos de recarga. (Imagem: University of Maryland)
A bateria pode ter até 400 ciclos de recarga. (Imagem: University of Maryland)

 

Os pesquisadores Liangbing Hu e Teng Li inventaram um dispositivo que usa pinheiros amarelos para armazenar energia e é mil vezes mais fina do que uma folha de papel.

Os cientistas substituíram o lítio por sódio na bateria, o que faz com que o dispositivo não guarde tanta força, mas seja bem mais barato e fácil de ser encontrado.

A bateria está sendo projetada para instalações de grande escala, como usinas de energia. Isso porque os dispositivos atuais são construídos com bases duras, que não permitem dilatação, enquanto o doutor Hongli Zhu – um dos envolvidos na pesquisa – percebeu que as fibras de madeira se dilatam com maior facilidade, estendendo a vida útil da bateria por até 400 ciclos de recarga.

“As fibras de madeira que formam uma árvore são ricas em minerais, e por isso, ideais para armazenar eletrólitos líquidos, tornando-os não só a base, mas uma parte ativa da bateria”, disse Hu.

A nova bateria é sustentável e econômica, além de dispensar o uso de lítio, podendo, assim, reduzir a poluição do meio ambiente.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Futebol: Japão vai participar da Copa América de 2015

Next Article

Congestionamento e lotação marcam fim do Festival Obon no Japão

Related Posts