Do Mundo-Nipo
Cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, inventaram uma bateria amiga do meio ambiente feita de madeira.
Os pesquisadores Liangbing Hu e Teng Li inventaram um dispositivo que usa pinheiros amarelos para armazenar energia e é mil vezes mais fina do que uma folha de papel.
Os cientistas substituíram o lítio por sódio na bateria, o que faz com que o dispositivo não guarde tanta força, mas seja bem mais barato e fácil de ser encontrado.
A bateria está sendo projetada para instalações de grande escala, como usinas de energia. Isso porque os dispositivos atuais são construídos com bases duras, que não permitem dilatação, enquanto o doutor Hongli Zhu – um dos envolvidos na pesquisa – percebeu que as fibras de madeira se dilatam com maior facilidade, estendendo a vida útil da bateria por até 400 ciclos de recarga.
“As fibras de madeira que formam uma árvore são ricas em minerais, e por isso, ideais para armazenar eletrólitos líquidos, tornando-os não só a base, mas uma parte ativa da bateria”, disse Hu.
A nova bateria é sustentável e econômica, além de dispensar o uso de lítio, podendo, assim, reduzir a poluição do meio ambiente.
Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.