Do Mundo-Nipo
A Hitachi, uma das maiores companhias do setor de eletrônica do Japão, anunciou nesta segunda-feira (21) que desenvolveu o elevador mais veloz do mundo, capaz de subir 95 andares em 43 segundos, o equivalente a uma velocidade de 1.200 metros por minuto.
De acordo com a empresa, o novo modelo pode atingir uma velocidade de 72 km por hora, superando em quase 10 km o até então considerado mais rápido da atualidade, instalado em um arranha-céu em Taiwan e capaz de subir 1.010 metros por minuto, ou seja, 60,6 km por hora.
Cabos 30% mais leves e um motor de alta potência, desenvolvido por engenheiros da Hitachi, são os principais responsáveis pela ultra velocidade do novo elevador, de acordo com a empresa.
A companhia tenciona instalar dois protótipos do modelo em um arranha-céu que será concluído em 2016 na cidade chinesa de Guangzhou. A edificação de 111 andares terá uma altura de 530 metros.
A China representa 60% da demanda total do mercado de elevadores em todo o mundo. Isso porque há uma acelerada construção de arranha-céus no país. Fabricantes rivais no setor, como as também japonesas Toshiba e Mitsubishi Electric, estão concorrendo para conseguir uma cota desse crescente mercado.
(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.