Hitachi desenvolve elevador mais veloz do mundo

O novo elevador pode atingir uma velocidade de 72 km por hora, superando em quase 10 km o até então considerado mais rápido da atualidade.

Do Mundo-Nipo

A Hitachi, uma das maiores companhias do setor de eletrônica do Japão, anunciou nesta segunda-feira (21) que desenvolveu o elevador mais veloz do mundo, capaz de subir 95 andares em 43 segundos, o equivalente a uma velocidade de 1.200 metros por minuto.

 

Hitachi fabrica o elevador mais rápido do mundo (Imagem: Divulgação/Hitachi)
Cabos 30% mais leves e um motor de alta potência são os principais responsáveis pela ultra velocidade do novo elevador (Imagem: Divulgação/Hitachi)

 

De acordo com a empresa, o novo modelo pode atingir uma velocidade de 72 km por hora, superando em quase 10 km o até então considerado mais rápido da atualidade, instalado em um arranha-céu em Taiwan e capaz de subir 1.010 metros por minuto, ou seja, 60,6 km por hora.

Cabos 30% mais leves e um motor de alta potência, desenvolvido por engenheiros da Hitachi, são os principais responsáveis pela ultra velocidade do novo elevador, de acordo com a empresa.

A companhia tenciona instalar dois protótipos do modelo em um arranha-céu que será concluído em 2016 na cidade chinesa de Guangzhou. A edificação de 111 andares terá uma altura de 530 metros.

A China representa 60% da demanda total do mercado de elevadores em todo o mundo. Isso porque há uma acelerada construção de arranha-céus no país. Fabricantes rivais no setor, como as também japonesas Toshiba e Mitsubishi Electric, estão concorrendo para conseguir uma cota desse crescente mercado.

(Do Mundo-Nipo com informações da Rede NHK e Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão registra déficit comercial recorde no ano fiscal de 2013

Next Article

China diz que apreensão de navio não afeta relação com Japão

Related Posts