Do Mundo-Nipo
Cientistas do Shirai Lab, que faz parte do Kanagawa Institute of Technology, desenvolveram uma tecnologia inovadora que poderá dar fim a um dos maiores incômodos da imagem em 3D.
É de conhecimento geral que ao assistir um conteúdo em 3D é necessário usar óculos especiais para que a imagem exibida na tela não fique distorcida e duplicada, mas a tela criada pelos japoneses exibe simultaneamente os conteúdos em 2D e 3D.
O sistema consiste em um par de projetores que trabalham em conjunto, utilizando algoritmos complexos de formação gráfica, processadas via GPU. O segredo é que duas imagens diferentes ainda são produzidas, mas técnicas de mixagem de cor fazem com que a em 3D fique esbranquiçada e “invisível” para quem não está equipado com os óculos especiais.
O ponto negativo da tecnologia é que o contraste do 2D é metade do valor da imagem em 3D, portanto, a qualidade gráfica de uma para a outra diminui consideravelmente, mas nada comparado ao tentar assistir 3D sem os óculos especiais. O conteúdo em 2D fica algo semelhante a imagem de uma de TV comum.
A tarefa dos cientistas agora é eliminar esse obstáculo da tela, melhorando a qualidade da imagem em 2D para que fique o mais próxima possível da 3D.
Entretanto, a tecnologia da tela é tão inovadora que, praticamente, já pode ser lançada antes das melhorias de qualidade, já que, além da transmissão simultânea, a tela também é capaz de exibir textos diferentes em cada qualidade de imagem, como um texto em japonês para 2D e em inglês para 3D, por exemplo, facilitando a vida de muitos tradutores.
As informações são da DigInfo.TV.
Assista ao vídeo (em inglês):
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.