Japoneses desenvolvem tela que exibe imagens em 2D e 3D simultaneamente

A tecnologia da tela faz com que a imagem em 3D fique “invisível” para quem não está equipado com os óculos especiais.

Do Mundo-Nipo

Cientistas do Shirai Lab, que faz parte do Kanagawa Institute of Technology, desenvolveram uma tecnologia inovadora que poderá dar fim a um dos maiores incômodos da imagem em 3D.

 

Tela que exibe imagem em 2D e 3D simultaneamente (Imagem: Reprodução)
A tecnologia da tela faz com que a imagem em 3D fique “invisível” para quem não está equipado com os óculos especiais (Imagem: Reprodução / Edição Mundo-Nipo)

 

É de conhecimento geral que ao assistir um conteúdo em 3D é necessário usar óculos especiais para que a imagem exibida na tela não fique distorcida e duplicada, mas a tela criada pelos japoneses exibe simultaneamente os conteúdos em 2D e 3D.

O sistema consiste em um par de projetores que trabalham em conjunto, utilizando algoritmos complexos de formação gráfica, processadas via GPU. O segredo é que duas imagens diferentes ainda são produzidas, mas técnicas de mixagem de cor fazem com que a em 3D fique esbranquiçada e “invisível” para quem não está equipado com os óculos especiais.

O ponto negativo da tecnologia é que o contraste do 2D é metade do valor da imagem em 3D, portanto, a qualidade gráfica de uma para a outra diminui consideravelmente, mas nada comparado ao tentar assistir 3D sem os óculos especiais. O conteúdo em 2D fica algo semelhante a imagem de uma de TV comum.

A tarefa dos cientistas agora é eliminar esse obstáculo da tela, melhorando a qualidade da imagem em 2D para que fique o mais próxima possível da 3D.

Entretanto, a tecnologia da tela é tão inovadora que, praticamente, já pode ser lançada antes das melhorias de qualidade, já que, além da transmissão simultânea, a tela também é capaz de exibir textos diferentes em cada qualidade de imagem, como um texto em japonês para 2D e em inglês para 3D, por exemplo, facilitando a vida de muitos tradutores.

As informações são da DigInfo.TV.

Assista ao vídeo (em inglês):

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Personagens ficam carequinhas para apoiar campanha de combate ao câncer infantil

Next Article

China estabelece zona de defesa aérea que sobrepõe a do Japão

Related Posts