Toyota desenvolve robô-astronauta para missão espacial

A Toyota, em parceria com uma série de empresas, criou um robô ao estilo do lendário ‘Astro Boy’, que vai participar de uma expedição à Estação Espacial Internacional.

Do Mundo-Nipo

A Toyota, em parceria com uma série de empresas japonesas e instituições de pesquisa, criou um robô-astronauta, ao estilo do lendário ‘Astro Boy’, para participar de uma expedição à Estação Espacial Internacional (ISS) ainda este ano.

 

Robô Kirobo (Imagem: Reprodução)
Kirobo tem 34 centímetros de altura e pesa cerca de um quilo (Imagem: Reprodução)

 

A Toyota Motor Corporation (TMC), Dentsu, Centro de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Avançada da Universidade de Tóquio (RCAST) e Robo Garage desenvolveram em conjunto o robô-astronauta chamado Kirobo, que será enviado ao espaço a bordo da nave espacial de carga Kounotori 4, no dia 4 de agosto.

A expedição partirá do Centro Espacial Tanegashima, na prefeitura de Kagoshima, no Japão.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) também tem prestado extensa assistência ao projeto.

Com 34 centímetros de altura e pesando cerca de um quilo, Kirobo é capaz de reconhecer emoções humana e manter uma conversa.

Robô Kirobo (Imagem: Reprodução)
Além de habilidades verbais, Kirobo é capaz acumular conhecimento (Imagem: Reprodução)

O Kirobo é um dos dois robôs humanoide de comunicação verbal desenvolvidos no âmbito do projeto ‘Kibo Robot’. Seu companheiro é o robô Mirata, ambos irão trabalhar em conjunto na missão espacial, porém, Mirata irá ficar para monitorar Kirobo enquanto estiver na estação espacial.

Além de compartilhar habilidades verbais, Kirobo e Mirata podem acumular conhecimento.

A RCAST e Robo Garagem trabalham no desenvolvimento do equipamento para geração dos movimentos do robô, enquanto a Toyota é a responsável pela função de reconhecimento de voz, e Dentsu trata da criação do conteúdo de conversa, assim como a gestão de todo o projeto.

Kirobo e Mirata irão seguir os passos de vários robôs humanoides criados pela Toyota para estudar o transporte pessoal e destreza humana.

Após desembarcar na Estação Espacial Internacional, Kirobo vai esperar a chegada do comandante Koichi Wakata em meados de novembro ou dezembro deste ano.

A partir deste encontro, o comandante e Kirobo irão para participar da primeira experiência de interação entre homem e máquina no espaço.

O retorno de Kirobo a Terra está programado para dezembro de 2014.

As informações são revista Engineering News.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ministro das Finanças do Japão vai acompanhar mercado financeiro da China

Next Article

Mulher da à luz em sanitário e recém-nascido é resgatado de esgoto no Japão

Related Posts