Japão tem dois entre os 50 melhores restaurantes do mundo

O restaurante Narisawa, em Tóquio, ficou em 14º no ranking do The World’s 50 Best Restaurants 2014.
The Worlds 50 Best Restaurants 2014 Foto The Worlds 50 Best

O restaurante dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, recebeu pela quarta vez a medalha de ouro do prêmio anual The World’s 50 Best Restaurants.  A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na segunda-feira (28), em Londres.

As medalhas de ouro anteriores foram conquistadas por Noma em 2010, 2011 e 2012. El Celler de Can Roca, que foi o 1º lugar de 2013, ficou em segundo, e o italiano Osteria Francescana figurou na terceira posição do ranking.

Entre os japoneses, a melhor colocação foi para Narisawa, do chef Yoshihiro, que ficou em 14º, subindo seis posições em relação a 2013, quando ficou na 20ª posição. O outro restaurante japonês figurando entre os melhores do mundo é Nihonryori RyuGin, que ficou na 33ª posição, mas caiu 11 posições em relação ao ranking anterior.

Em relação ao Brasil, o D.O.M., de Alex Atala, ficou em 7º, caindo uma colocação em relação a 2013. Outro destaque brasileiro foi o Maní, de Helena Rizzo, que conquistou o 36ª lugar.

Além da lista dos melhores, o evento entregou o troféu “One to Watch”, para o chef promissor do ano, ao americano Joshua Skenes, do Saison, na Califórnia.

Na categoria de melhor chef pâtissier, quem levou a melhor foi Jordi Roca, um dos responsáveis pelo cardápio do El Celler de Can Roca.

No quesito sustentabilidade, o principal foi o espanhol Azurmendi. Alex Atala também recebeu um prêmio individual, indicado pelos colegas ao redor do mundo, mas não compareceu à cerimônia e quem recebeu o troféu por ele foi o fotógrafo Sérgio Coimbra.

Como é feita a lista

Sem critérios rígidos para definir quais são os maiores destaques do planeta, a revista Restaurant conta com mais de 900 especialistas internacionais na boa mesa, que escolhem os lugares que ofereceram as melhores experiências gastronômicas dos últimos 18 meses.

Para organizar essas avaliações, a publicação divide o mundo em 26 regiões e cada uma delas tem 36 examinadores.

Os avaliadores, individualmente, dão sete votos, em ordem de preferência (pelo menos três deles devem ser de fora de sua região).

Essa liberdade de escolha, sem indicações ou inscrições, visa evitar pressões ou influências do mercado, que poderiam dificultar a descoberta de grandes restaurantes.

Por isso os organizadores afirmam que, se for realmente bom, qualquer um pode chegar ao topo do mundo.

Confira a lista dos 50 melhores restaurantes de 2014:

Lista dos 50 melhores restaurantes de 2014 (Imagem: Mundo-Nipo)

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article

Presidente da Petrobras diz que refinaria no Japão não será vendida este ano

Next Article

Japão marca 50 anos de adesão à OCDE

Related Posts