Japão lidera ranking global de melhores cidades para comer e beber em 2024

A seleção do ranking da renomada revista Food & Wine foi meticulosamente realizada por um grupo de mais de 180 jornalistas especializados em gastronomia, Confira o Top 10.
Comida e bebida em Tóquio | ©Depositphotos

Em uma revelação que celebra o melhor da gastronomia mundial, a revista Food & Wine anunciou o seu aguardado ranking das dez melhores cidades para experiências culinárias em 2024, com Tóquio, a vibrante capital do Japão, conquistando o primeiro lugar. Não apenas Tóquio, mas também Osaka, conhecida por sua diversidade de sabores, marcou presença na lista, garantindo a nona posição.

Este ano, a seleção foi meticulosamente realizada por um grupo de mais de 180 jornalistas especializados em gastronomia, que percorreram o mundo em busca dos melhores pratos e bebidas. Eles avaliaram uma variedade de estabelecimentos, desde restaurantes estrelados até pitorescas barracas de comida de rua, sempre com um olhar atento para ingredientes únicos e a autenticidade dos sabores.

Tóquio foi descrita como um verdadeiro epicentro de dedicação às artes culinárias, onde a qualidade dos ingredientes e o respeito pela tradição se encontram em cada esquina. A cidade é exaltada não só pelos seus renomados sushis e lámen (ramen), mas também pela sua capacidade de oferecer uma gama impressionante de opções que vão desde a comida de rua até a alta gastronomia internacional.

O ranking completo das melhores cidades para comer e beber em 2024 é uma tapeçaria de culturas e sabores, refletindo a rica diversidade culinária do nosso planeta.

Top 10 das melhores cidades do mundo para comer e beber em 2024
1. Tóquio (Japão)

Com o maior número de restaurantes com estrelas Michelin do mundo, totalizando 183 designados, a dedicação de Tóquio à técnica culinária, aos ingredientes de qualidade e à tradição continua a surpreender. Não há uma culinária única que defina essa cidade agitada, mas os clientes podem facilmente encontrar sushi, ramen e izakaya de classe mundial com o mínimo de alarde.

Em Tóquio, é possível encontrar gastronomia com qualidade internacional, além de ampla variedade de cervejas e saques, em um simples, e pequeno, restaurante ou até mesmo no populares izakayas | ©Depositphotos
Em Tóquio, é possível encontrar gastronomia com qualidade internacional, além de ampla variedade de cervejas e saques, em um simples, e pequeno, restaurante ou até mesmo no populares izakayas | ©Depositphotos

Uma cidade que mistura perfeitamente restaurantes finos com comida de rua e culinária regional com favoritos internacionais, Tóquio é um lugar onde encontrar uma excelente refeição é um prazer requintado e está sempre ao alcance. Com o setor de turismo do país de volta a todo vapor, sua capital continua sendo uma joia culinária cuja diversidade e qualidade devem ser experimentadas.

VEJA TAMBÉM EM CULINÁRIA
Receita de lamen (ramen) à moda tradicional japonesa

2. Istambul (Turquia)

Seja uma experiência clássica de frutos do mar ao longo do Bósforo, um simit em um carrinho de rua na cidade antiga ou um jantar requintado, Istambul é uma cidade cheia de personalidade e charme que oferece hospitalidade de alto nível. Influenciada por sua proximidade com a costa do Mar Egeu e por laços mais amplos com a Europa mediterrânea, Istambul vibra com uma culinária multicultural, mercados de especiarias abundantes e uma abordagem descontraída em relação à comida e à bebida, que é melhor ilustrada por sua bebida nacional forte e estridente, o raki.

3. Cidade do México (México)

Desde o Pujol, referência de Enrique Olvera, até os puestos (barracas de comida de rua) mais informais, mas igualmente distintos, a CDMX é o lugar para se encontrar comida inigualável. Alguns vêm pelos tacos al pastor, outros pelos pratos inventivos que estão sendo criados pela nova geração de chefs promissores da cidade. Quer se trate de pratos tradicionais ou de uma culinária moderna que ultrapassa os limites, a Cidade do México é o lugar certo.

4. Paris (França)

A cultura dos bistrôs brilha intensamente na Cidade Luz, onde pratos clássicos como o steak frites ainda reinam supremos. Nos últimos anos, Paris expandiu seu alcance culinário, oferecendo aos clientes opções exemplares do Leste Europeu, Itália, Japão, Oriente Médio e México. Sempre um destino para os amantes da culinária aventureira, Paris está sempre à altura da ocasião gastronômica.

5. Lima (Peru)

A cena gastronômica e de coquetéis está viva e próspera em Lima, onde os comensais podem ir de locais peruanos casuais como o Matria a churrascarias como o Osso ou destinos clássicos como o Mayta. A vida de bares de Lima é quase tão robusta quanto sua diversificada cena culinária, com lugares retrô, espaços com temas tropicais e bares criativos que desafiam a definição. Dê uma olhada no elegante bairro de San Isidro, que é conhecido por seus inúmeros restaurantes sofisticados.

6. Roma (Itália)

A culinária romana é definida pela tradição, incorporada em suas trattorias, pratos de gerações e ingredientes regionais. Venha para comer o cacio e pepe, fique para comer a pizza al taglia e não deixe de provar a amatriciana. Entretanto, concentrar-se apenas no passado e ignorar o movimento da culinária moderna da cidade seria um erro. Lugares como o Marigold vibram com uma nova sensibilidade italiana, que é o que torna essa cidade gastronômica iminentemente histórica tão empolgante – à medida que Roma se aproxima do futuro, ela nunca se esquece de suas raízes.

7. Cidade-Estado de Singapura (Singapura)

Aberta ao turismo novamente desde 2022, Singapura recentemente se posicionou como uma das cidades culinárias mais empolgantes do mundo, apesar de ocupar uma área territorial menor que o estado de Rhode Island. Uma série de novas aberturas e reformas de hotéis glamourosos – COMO, Mondrian, Conrad Singapore Orchard – juntamente com conceitos de restaurantes internacionais, como Wagyu X, Shoukouwa Shinjidai e Kun, fazem de Singapura um destino para clientes de todo o mundo.

8. Copenhague (Dinamarca)

O Noma pode ter colocado Copenhague no mapa em 2003, mas essa cidade dinamarquesa continuou a florescer nas últimas duas décadas, levando a culinária nórdica para o cenário internacional. A comida de Copenhague é tão icônica agora que o cachorro-quente da cidade, tradicionalmente servido com remoulade e pepino em conserva, é apresentado na segunda temporada da série de televisão americana The Bear. Enquanto o Noma se prepara para fechar suas portas, estabelecimentos de alta gastronomia como Kadeau, Vækst e Alchemist continuam a atrair clientes introspectivos e curiosos da Dinamarca e de outros países.

9. Osaka (Japão)
Em Osaka, a gastronomia é farta nos restaurantes e bares na famosa rua do mercado de Shinsekai, com vista para a histórica Torre Tsutenkaku | ©Depositphotos
Em Osaka, a gastronomia é farta nos restaurantes e bares na famosa rua do mercado de Shinsekai, com vista para a histórica Torre Tsutenkaku | ©Depositphotos

A cultura gastronômica de Osaka está indelevelmente ligada aos pratos tradicionais japoneses, tais como takoyaki (bolinhos de polvo), okonomiyaki (panquecas salgadas), kushikatsu (carnes e legumes fritos e espetados) e yakitori (comida no espeto grelhada em fogo de carvão). Como a segunda maior área metropolitana do Japão, depois de Tóquio, a cidade desenvolveu seus próprios seguidores gastronômicos, bem como um notável reconhecimento do guia Michelin, com quase 100 restaurantes que fazem parte da lista.

10. Madri (Espanha)

Embora nenhuma viagem a Madri esteja completa sem uma visita ao Mercado de San Miguel, os viajantes não podem deixar de experimentar a ampla variedade da culinária castelhana que pode ser encontrada em toda a capital da Espanha. As especialidades e destinos locais incluem a tortilla Española da Casa Dani, churros com chocolate na icônica Chocolatería San Ginés e o genuíno Manchego espanhol da Formaje, uma loja de queijos artesanais de primeira linha no bairro Chamberí da cidade.

*11 Quioto, ou Kyoto (Japão)

A antiga capital do Japão é o lar de um dos cenários gastronômicos mais significativos do país em termos culturais. O Mercado Nishiki, no bairro de Nakagyo, possui alguns dos peixes mais frescos da região, e Kyoto atrai visitantes por suas experiências dramáticas em casas de chá, como as oferecidas no Hyotei, de 400 anos. Ryōtei, estabelecimentos gastronômicos tradicionais japoneses, como o Kyoto Kitcho, podem ser encontrados no bairro Arashiyama da cidade.

      Com essa lista, a Food & Wine não apenas destaca os destinos que estão moldando o cenário gastronômico global, mas também inspira foodies e viajantes a explorarem novos horizontes de sabor em suas próximas aventuras culinárias.

      == Por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)
      Fotos: Depositphotos

      Total
      0
      Shares
      Veja mais dessa categoria
      Total
      0
      Share