Atum atinge preço recorde de US$ 3,1 milhões no 1º leilão do ano no Japão

Trata-se do atum mais caro já arrematado na história mundial de leilões de peixe.  O valor é mais que o dobro do recorde anterior.
Primeiro Leilao de atum no mercado de Toyosu Reprocucao Kyodo min
Primeiro leilão de atum no Mercado de Toyosu | ©Reprodução/Kyodo

Um  atum rabilho de 278 quilos foi arrematado neste sábado pelo valor recorde de 333,6 milhões de ienes (3,1 milhões de dólares) em Tóquio, um valor inesperado para o primeiro leilão de 2019 no novo Mercado de Toyosu.

O atum foi pescado na cidade litorânea de Oma, na província de Aomori, no norte do arquipélago japonês. O preço pago supera os 10 mil dólares o quilo.

Às 05h10 locais da manhã (18h10 no horário de verão em Brasília), as campainhas soaram para marcar o início do primeiro pregão, no qual centenas de atuns – frescos ou congelados – são arrematados durante um espetáculo visual e sonoro que apenas os entendidos conseguem compreender.

Foi o primeiro pregão do ano no Toyosu, inaugurado em 11 de outubro para substituir o lendário Mercado de Tsukiji, fechado após 80 anos de existência.

A empresa que arrematou o atum foi a Kiyomura, operadora da cadeia de restaurantes Sushizanmai, com sede em Tóquio, que somou em 2017 seis leilões consecutivos arrematando atuns no primeiro leilão de Ano Novo.

“Não esperava que o preço ficasse tão alto”, disse Kiyoshi Kimura, proprietário da Kiyomura”. “Contudo, conseguimos comprar um ótimo atum. Esperamos que nossos clientes aproveitem”, acrescentou.

Ryoichi Fujieda, de 64 anos, foi quem pescou o atum mais caro já arrematado na história mundial de leilões do tipo. Fujieda disse que não acreditou quando o atacadista intermediário ligou para avisar sobre o valor que seu peixe havia alcançado.

“A quantia era tão absurda, tanto que anão acreditei. Pensei que ele tivesse errado os dígitos”, disse Fujieda.

O valor do arremate este ano bateu o recorde alcançado em 2013, quando Kiyomura venceu o pregão ao dar o incrível lance de 155,4 milhões de ienes por um atum de 222 kg.

O último leilão de Ano Novo no Mercado Tsukiji em 2018 viu um atum chegar ao preço de 36,45 milhões de ienes. Yamayuki, um atacadista intermediário em Tóquio, deu o lance final.

Novo mercado
O governo metropolitano de Tóquio decidiu transferir o velho mercado de Tsukiji para Toyosu, mas o plano inicial de inauguração em 2016 foi adiado após a descoberta de poluentes e subsequente trabalho de descontaminação do solo.

O mercado de Toyosu – uma nova atração turística em Tóquio – é uma instalação fechada adequada para controlar temperaturas e saneamento. Além disso, ele é 1,7 vezes maior que o de Tsukiji, que já era o maior mercado de peixes do mundo.

Nesse primeiro leilão, os visitantes só conseguiram observar a licitação de um andar superior. Porém, um deck especial, que exige reservas com antecedência, será aberto a partir de 15 de janeiro, permitindo que os visitantes vejam os lances de perto.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Principe Naruhito e Princesa Masako em cerionia Xintoista Foto Agencia da Casa Imperial

Japão confirma que o nome da nova era será anunciado no dia 1º de abril

Next Article
Doraemon Reproducao Montagem Mundo Nipo

Popular anime Doraemon retorna à TV aberta no Brasil

Related Posts