Meio ambiente e Energia

Forte terremoto pode causar erupção no Monte Fuji, indica pesquisa

O vulcão inativo teve sua última erupção em 1707.

Do Mundo-Nipo

O pico mais lato do Japão, o Monte Fuji, um vulcão de 3.776 metros, pode entrar em erupção massiva se o seu interior rachar no momento de um grande terremoto, informou uma equipe de pesquisadores nesta terça-feira.

 

Foto: AFLO

Foto: AFLO

 

O Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia alertou para uma violenta erupção do Monte Fuji, observando que o magma subterrâneo acumulou dentro do vulcão ao longo dos últimos 300 anos.

O vulcão inativo teve sua última erupção em 1707, conhecida como a erupção Hoei, que despejou uma grande quantidade de cinzas vulcânicas na região de Kanto.

Um forte terremoto poderia causar rachaduras no interior do vulcão levando a uma violenta erupção, de acordo com os pesquisadores.

A equipe analisou o número de crateras na montanha através de fotografias aéreas e pesquisas de campo para observar erupções anteriores entre 10.000 anos atrás e a de 1707.

As informações são da agência Kyodo.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários