Terremoto de magnitude 5,6 abala o norte do Japão

O epicentro ocorreu na costa de Hokkaido, mas foi sentindo em várias cidades da região de Tohoku.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

Um terremoto com magnitude de 5,6 graus na escala Richter atingiu a costa norte do Japão na noite desta segunda-feira (hora local), sendo sentindo em várias províncias da região informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês, acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 20h01 locais desta segunda-feira (22), 08h01 no horário de Brasília, com epicentro registrado na costa ao norte da ilha de Hokkaido, uma profundidade de 50 quilômetros.

O tremor foi sentindo mais intensamente nas cidades de Shibetsu e Nemuro, no norte de Hokkaido, atingindo intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7. A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas.

O tremor também foi sentido em várias cidades da região de Tohoku (leste). Em Aomori, atingiu intensidade entre 1 e 2 na escala japonesa em 29 localidades, que inclui vilarejos, municípios e cidades.

Terremoto na costa de Hokkaido em 22 05 2017 Foto Reproducao JMA
O mapa mostra onde ocorreu o epicentro e as áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Crianca japonesa usando tablet Foto Getty

Quase 40% das crianças japonesas entre 1 e 9 anos usam a internet

Next Article
Missil Pukgukson 2 lancado em 21 05 2017 Foto Rodong Sinmun

Coreia do Norte anuncia produção em massa de novo míssil

Related Posts