Ciência e Saúde Tecnologia

Robô controlado por cérebro humano é exibido no Japão

A interface cérebro-máquina (BMI) lê os sinais de ondas cerebrais e interpreta o comando para o robô.

Do Mundo-Nipo

Cientistas do Centro Nacional de Investigação Científica da França e do Instituto Nacional de Ciência Industrial e Tecnologia do Japão divulgaram nesta sexta-feira, em um laboratório em Tsukuba, subúrbio de Tóquio, um robô humanoide controlado por ondas cerebrais.

 

Robô comandado por ondas cerebrais (Foto: reprodução)

Robô comandado por ondas cerebrais (Foto: reprodução)

 

A interface cérebro-máquina (BMI) lê os sinais de ondas cerebrais e interpreta o comando para o robô.

Através de um tipo de boné com eletrodos fixados sobre ele, uma tela com caracteres de controle, que são associados a certas ações, aparecem para o usuário. Os caracteres escolhidos pelo usuário são focalizados por um digitalizador e o robô executa a ação.

O robô é programado para executar uma série de tarefas e o usuários simplesmente seleciona o programa desejado. Todas as nuances que surgirem durante a busca serão decididas independentemente pela plataforma.

O humanoide também pode estar a uma longa distância do usuários para funcionar, até mesmo num outro país.

O robô poderá ser usado para reabilitação de deficientes e ajudar idosos.

 

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários