Variedades

Festival no Japão exibe os caminhões mais decorados do mundo

Dekotora 2017 | Imagem Reprodução - H1

Festival Dekotora surgiu por influência da série japonesa “Torakku Yaro” exibida nos anos de 1970.

Atualizado em 28/11/2017


Um festival relativamente novo no Japão atraiu multidões a um pequeno distrito na cidade de Sendai, no nordeste do arquipélago. A multidão em questão se reuniu no domingo (26) para apreciar o Dekotora, abreviatura para “decoration truck” (Caminhões decorados, em português), uma subcultura japonesa centrada na decoração de caminhões.

O maior festival de caminhões decorados do planeta ocorreu no distrito de Watari, onde mais de 100 caminhões equipados com os mais variados e modernos tipos de luzes iluminaram a pequena cidade e atraiu milhares de pessoas

Watari recebeu visitantes de todo o Japão, incluindo famílias inteiras, que acamparam no entorno da área que abrigou o “iluminado” evento.

O brilho das luzes à noite “parecem discos voadores pousados no campo”, diz o repórter Márcio Gomes na matéria sobre o Festival Dekotora que foi ao ar nesta segunda-feira no “Jornal H1”, da Globo”.

A repórter conta que a onda de decorar caminhões foi influenciada por uma série para TV no Japão produzida pela Toei Company nos anos de 1970.

Chamada Torakku Yaro, a serie narrava as aventuras de dois caminhoneiros enfrentando os perigos e prazeres da estrada.

*Confira na íntegra o vídeo com a matéria do H1 sobre o Festival Dekotora.

Comentários