Seul mostra fé em desnuclearização ao cessar propaganda em fronteira com o Norte

O gesto veio depois de o líder Kim Jong-un prometer interromper seus testes nucleares e de mísseis.
Posto de guarda militar sul coreanona Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias Foto Reproducao YouTube AFP min
Posto militar sul-coreano na Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias | Foto: Reprodução / YouTube – AFP

Em um gesto de esperança com o cessar dos testes nucleares, a Coreia do Sul interrompeu ontem as transmissões de propaganda que emite pela fronteira com a Coreia do Norte, visando criar um clima positivo antes da primeira cúpula em uma década entre seus líderes, mas o presidente dos Estados Unidos alertou que a crise nuclear está longe de resolvida.

O gesto veio depois de Pyongyang dizer no sábado que interromperá imediatamente seus testes nucleares e de mísseis e desativará uma instalação de testes nucleares, buscando ao invés disso o crescimento econômico e a paz, uma declaração saudada por líderes de todo o mundo.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, deve participar de uma reunião com o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, no vilarejo fronteiriço de Panmunjom na sexta-feira, e se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, no final de maio ou início de junho.

“A decisão da Coreia do Norte de congelar seu programa nuclear é uma decisão significativa para a desnuclearização completa da península coreana”, disse Moon Jae-in em uma reunião de rotina na Casa Azul nesta segunda-feira.

“É uma luz verde que aumenta as chances de desfechos positivos nas cúpulas do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Se a Coreia do Norte seguir o caminho da desnuclearização completa a partir disto, um futuro brilhante pode ser garantido à Coreia do Norte.”

As transmissões de propaganda sul-coreanas, que incluem uma mistura de notícias, música pop coreana e críticas ao regime do vizinho do norte, foram interrompidas à meia-noite, comunicou o Ministério da Defesa em Seul, sem especificar se elas serão retomadas após o encontro entre Kim e Moon.

“Esperamos que esta decisão leve as duas Coreias a pararem com as críticas e a propaganda mútuas uma contra a outra e também contribua para criar paz e um novo começo”, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.

Trata-se da primeira vez em mais de dois anos em que as transmissões da Coreia do Sul foram silenciadas. A Coreia do Norte tem seus próprios alto-falantes de transmissão de propaganda na fronteira, mas uma autoridade da Defesa disse que não conseguiu verificar se elas foram interrompidas.

As duas Coreias acertaram um cronograma para a cúpula de sexta-feira em reuniões de trabalho ocorridas nesta segunda-feira, informou a Casa Azul presidencial sul-coreana, acrescentando que a Coreia do Norte concordou em permitir o acesso de repórteres sul-coreanos em parte de sua Área de Segurança Conjunta na divisa para cobrirem o evento.

Com Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Turistas apreciam floracao das cerejeiras na ala leste do Palacio Imperial em Toquio Foto Japan Guide min

Gastos de turistas no Japão atingem nível recorde em março

Next Article
Cartaz da comedia japonesa Reon Divulgacao min

Festival de cinema em Okinawa premia comédia japonesa 'Reon'

Related Posts