Terremoto de magnitude 5,5 abala o sul do Japão

Sem risco de tsunami, o terremoto teve epicentro na costa da província de Miyazaki.
Terremoto em Miyazaki Japao em 12 06 2018 Foto JMA 900x600 min
Mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas afetadas | Foto: Reprodução / JMA

Um forte terremoto de magnitude 5,5 na escala Richter foi registrado no litoral da ilha de Kyushu, no sul do Japão, nesta terça-feira (hora local), sendo sentindo em várias localidades na região sudoeste, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de forte intensidade na escala japonesa, não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 4h54 locais de terça-feira (16h45 de segunda-feira pelo horário em Brasília), com epicentro registrado na costa da província de Miyazaki, a uma profundidade de 30 quilômetros.

Cidades em Miyazaki, Kumamoto, Oita e Kagoshima foram as mais abaladas pelo tremor, que teve intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (5,5) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Stockvault 900x600 04 10 2015 otimizada

Dólar volta a subir e fecha acima de R$3,72

Next Article
Historico aperto de mao entre Kim e eTrump Imagem Reproducao YouTube @AFP 900x600 min

Trump e Kim firmam acordo de desnuclearização da península Coreana

Related Posts