Noções básicas de direção antes de comprar seu 1º carro

Um dos fatores mais importantes para aprender a dirigir é não ter medo e prestar atenção a cada detalhe dos comandos do carro.
Toyota Avalon Hybrid 2000 Edicao Limitada Foto Sherri Tilley 900x600 1
©Sherri Tilley

Aprender a dirigir um veículo como um dos carros Toyota Etios, por exemplo, não é nada complicado, pelo contrário, é mais fácil do que se imagina. É claro que pode parecer complicado para quem nunca dirigiu, mas uma vez que você se senta na frente do volante e pressionar com suavidade os pedais, perceberá que há muita intuição na ação de dirigir.

Se você for uma pessoa com um bom nível de concentração e/ou que costumam aprender devagar no início, tudo vai correr muito bem. O mais importante é a atenção que você deverá colocar em um dos carros Toyota Etios, ou em qualquer veículo de outra marca, e aprender as técnicas de direção.

Toyota Etios 2019 Foto Divulgacao 900x600 1

Um dos fatores mais importantes para aprender a dirigir é não ter medo e prestar muita atenção a cada detalhe do veículo, aprendendo onde está cada elemento, para que serve cada acessório e como fazer que tudo funcione corretamente.

Os primeiros itens a considerar

1. Ajustar o banco do motorista para conseguir alcançar os pedais com conforto. Você poderá movimentá-lo para frente ou para trás, bem como subir ou descer o banco para conseguir obter a melhor visibilidade da rua. Há carros que possuem controles eletrônicos do lado esquerdo do banco do motorista. Os veículos mais antigos possuem uma alavanca debaixo do banco, permitindo controlar a posição.

2. Em um carro com câmbio automático, como um dos Toyota Etios usados, os dois pedais controlam o freio e o acelerador. O pedal à direita, que é menor, é o acelerador. O pedal da esquerda, maior, é o freio. Pressionando com força o acelerador, o carro andará mais rápido. Pressionando suavemente o freio, o carro diminuirá a velocidade.

Já em um carro com câmbio manual, existe um terceiro pedal, que é da embreagem e sua localização fica no meio dos outros dois pedais. Esse pedal deverá ser pressionado toda vez que você tiver que mudar a velocidade do carro movimentando a alavanca de câmbio.

Toyota Etios cambio manual 900x600 1
Câmbio manual Toyota Etios | Divulgação

3. Ajuste os espelhos retrovisores para conseguir uma boa visibilidade de tudo o que acontece ao redor do veículo.

4. O freio de mão é uma alavanca comprida com um botão na ponta, localizada entre os dois bancos. Elevando essa alavanca você estará bloqueando qualquer movimento do carro. Para abaixar a alavanca é só apertar o botão para desconectar essa função e permitir que o carro se movimente livremente.

5. Em um carro automático, a alavanca de câmbio possui as seguintes posições: P para estacionar e desligar ou ligar o motor (o carro automático só liga quando está no P); D para andar; N para deixar em neutro, algo como ponto morto; R para dar ré; 2 representa a segunda marcha, que é de força e praticamente é uma marcha muito pouco usada; L é para subir ladeira muito íngreme e representa a primeira marcha do carro, mas que também é muito pouco usada, uma vez que a posição D controla todas as marchas que, por sua vez, são acionadas de acordo com a força que o motorista acelera o pedal, ou seja, se acelerar devagar, automaticamente ele andará na primeira marcha, sendo estas passadas automaticamente conforme a aceleração e desenvolvimento do automóvel, e é justamente em razão desse processo que é chamado de “câmbio automático”.

“É importante destacar que jamais se deve mudar a marcha de um carro automático enquanto ele estiver em movimento”.

Toyota Etios X 1.3 2020 cambio automatico Foto Divulgacao 900x600 1
Câmbio automático Toyota Etios | Divulgação

6. Os controles mais importantes do painel do carro são: o velocímetro (para indicar a velocidade de direção, indicando quilômetros por hora); o medidor RPM que mostra como o motor funciona; o medidor de combustível (se a agulha estiver perto da letra ‘F’, significa que o tanque está quase cheio). O medido de temperatura informa se o motor está esquentando.

Regras básicas para não esquecer

1. Use sempre o cinto de segurança. Em quase todos os países do planeta dirigir sem o cinto é ilegal. Lembre-se que o cinto diminui muito o risco de morte em caso de acidente.

2. Ligue sempre o motor com o pé pressionando o freio, caso contrário o veículo irá movimentar-se para frente. Em seguida, libere o freio de mão para desbloquear o movimento do carro.

3. Dependendo de onde o carro estiver estacionado, talvez você precise sair de ré. Nesse caso, coloque primeiro a alavanca de câmbio na posição R, mas antes de acelerar, observe pelos espelhos retrovisores para obter boa visibilidade de onde está o carro e a direção que deseja que ele ande para trás.

4. Tire lentamente o pé do freio e, sem pisar no acelerador, o carro irá se movimentar para trás suavemente. Não se esqueça de utilizar o freio quando for preciso diminuir a velocidade.

5. Quando você estiver pronto para avançar, freie o carro e coloque a alavanca de câmbio na posição D. Tire o pé do freio e pressione com suavidade o acelerador para o carro avançar. Quando maior a pressão, maior a velocidade.

O Etios automático usado tem o preço que você está procurando, mas faça uma boa pesquisa para comparar os valores e adquirir o carro ideal para você.

Total
0
Shares
Previous Article
Melonpan Foto Just One Cookbook Edicao Mundo Nipo

Receita de melonpan: pão japonês com formato de melão

Next Article
Pessoas usando mascaras caminham em cruzamento na area de Shibuya em Toquio Foto Reproducao Kyodo 900x550 1

Tóquio registra mais de 1.100 casos diários de Covid-19

Related Posts