A montadora japonesa Honda Motor anunciou a suspensão temporária das operações em sua fábrica de automóveis na cidade de Celaya, no centro do México, em razão da escassez global de semicondutores automotivos. A falta de chips, segundo a empresa, decorre das tensões diplomáticas e comerciais entre a Holanda e a China envolvendo uma fabricante chinesa de componentes eletrônicos.
O fechamento da unidade mexicana, confirmado pela Honda na terça-feira (28) e divulgado pela agência Kyodo News nesta quinta-feira (30), marca o primeiro impacto direto da disputa sino-holandesa sobre uma montadora japonesa. A fábrica de Celaya, responsável pela produção do SUV HR-V e com capacidade anual de 200 mil veículos, teve suas atividades totalmente interrompidas.
A companhia não informou a duração da paralisação nem o volume de veículos que deixarão de ser produzidos, mas reconheceu que a escassez de semicondutores pode afetar significativamente suas operações na América do Norte — região que representa a principal fonte de lucros da montadora.
Além do México, a Honda iniciou ajustes na produção de suas fábricas nos Estados Unidos e Canadá, numa tentativa de contornar os efeitos da interrupção no fornecimento de chips e redistribuir recursos.
A crise teve início em setembro, quando o governo holandês decidiu colocar a Nexperia, fabricante de chips controlada pela chinesa Wingtech Technology, sob supervisão estatal, citando falhas na governança corporativa e preocupações de segurança nacional. Em resposta, o governo chinês impôs restrições às exportações dos produtos da Nexperia para fora do país, agravando a escassez no mercado global.
Diante do impasse, a Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis (JAMA) divulgou um comunicado na última quinta-feira alertando que o cenário “pode ter uma influência séria na produção global das empresas”, especialmente nas cadeias de fornecimento de componentes críticos para o setor automotivo.
Com a crescente dependência de semicondutores em veículos modernos — que utilizam chips em sistemas de controle, segurança e conectividade —, especialistas alertam que a disputa entre China e Holanda poderá gerar novas interrupções nas linhas de produção automotiva em diversos países.
== Mundo-Nipo (MN)
Verificado por Gemini: Esta notícia foi analisada e verificada por Gemini, uma ferramenta de inteligência artificial de ponta. Quer saber mais sobre como garantimos a precisão das informações que você lê? Acesse Gemini revisor de texto.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.








