Ilustrações ensinam turistas a evitar gafes no Japão

Fique por dentro de alguns dos costumes no Japão e evite constrangimentos durante uma viagem à Terra do Sol Nascente.
01 VIAGEM AO JAPAO Foto Libby VanderPloeg

O Japão é um país possuidor de uma cultura milenar, onde são mantidas antigas tradições como, por exemplo, festivais seculares, educação rígida e perfeccionista, conservação de templos e de santuários com centenas e até mais de mil anos, incríveis castelos que remontam aos tempos dos samurais, entre outros bens culturais materiais que contrasta, com uma avançada tecnologia.

Mediante tanta riqueza cultural, os japoneses cultivam antigas tradições e costumes em seu dia a dia. Eles são pessoas bem educadas e gostam de ser tratados com respeito. Por isso, é importante pesquisar bem os costumes locais antes de resolver colocar os pés na Terra do Sol Nascente.

Pensando nisso, a ilustradora americana Libby VanderPloeg publicou uma série intitulada Etiqueta japonesa para viajantes. As cinco ilustrações te colocarão por dentro de algumas regras básicas dos costumes no Japão, o que ajudará a evitar constrangimentos quando visitar o país.

Veja abaixo as explicações de cada uma das cinco ilustrações:
1 USANDO QUIMONO
Ilustração mostra modo certo e errado de usar quimono | Foto: Libby VanderPloeg
Ilustração mostra modo certo e errado de usar quimono | Foto: Libby VanderPloeg

Se durante a viagem você ficar em um hotel tradicional japonês, é provável que receba algum tipo de quimono, como o tradicional yukata. Portanto, ao usá-lo, tenha certeza que o lado esquerdo está em cima do lado direito – do lado contrário apenas os mortos utilizam.

USANDO HASHI
Ilustração mostra modo certo e errado de usar o hashi | Foto: Libby VanderPloeg
Ilustração mostra modo certo e errado de usar o hashi | Foto: Libby VanderPloeg

Gesticular com o hashi (pauzinho duplo usado como talher pelos asiáticos) na mão ou espetá-lo no arroz são gafes imperdoáveis para os japoneses. O ato, além de ser feio, tem um sentido religioso. A tradição japonesa é oferecer alimentos aos antepassados durante o Festival Obom (equivalente ao dia de finados). O costume é espetar hashis nos alimentos destinados aos espíritos dos antepassados que retornam aos seus lares no período de festejos do Obom. Além disso, os japoneses rezam e acendem incensos nos oratórios (butsudan), eles espetam os incensos na vertical.

Outro ato considerado extremamente grosseiro é passar comida a partir de um hashi para o hashi de outra pessoa.  Isso porque após a cremação em um funeral japonês, os parentes costumam utilizar os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros.

3 MOLHANDO SUSHI NO SHOYU
Ilustração mostra modo certo e errado de molhar o sushi no shoyu | Foto: Libby VanderPloeg
Ilustração mostra modo certo e errado de molhar o sushi no shoyu | Foto: Libby VanderPloeg

Para evitar desfazer o sushi, vire-o de cabeça pra baixo e molhe a parte do peixe no shoyu (molho de soja). Mas isso deve ser feito rapidamente, pois encharcar a comida de shoyu pode ofender o chef. Vale lembrar que esta regra se estende à restaurantes japoneses existentes em toda a parte do planeta.

ENTRANDO EM UMA RESIDÊNCIA
Ilustração mostra modo certo e errado de entrar em casa | Foto: Libby VanderPloeg
Ilustração mostra modo certo e errado de entrar em casa | Foto: Libby VanderPloeg

Quando entrar em alguma residência no Japão, o costume é tirar os sapatos no primeiro ambiente, uma espécie de antessala, onde geralmente há um sapateiro típico para depositar os calçados. Portanto, não é correto tirar os sapatos na porta da casa, conforme está descrito na ilustração.

O costume japonês de tirar os sapatos pode estender-se a estabelecimentos, bem como em algumas repartições e escritórios, portanto, preste sempre atenção no ambiente antes de entrar.

TROCANDO CARTÃO DE VISITAS
Ilustração mostra modo certo e errado de trocar cartão de visitas | Foto: Libby VanderPloeg
Ilustração mostra modo certo e errado de trocar cartão de visitas | Foto: Libby VanderPloeg

No Japão, o cartão de visitas é uma extensão de você mesmo, tanto para oferecer quanto para receber. O correto é usar as duas mãos e olhar nos olhos da outra pessoa quando trocar cartões. Além disso, tem que ler o cartão antes de guardá-lo.

As cinco ilustrações são fundamentais durante uma viagem ao Japão, no entanto, há muitas outras regras que deve ser respeitadas como, por exemplo, deixar sempre o lado esquerdo da escada rolante livre, já que lá eles dirigem do lado direito.

Além disso, fumar na rua, cutucar pessoas durante uma conversa e dar gorjeta são apenas alguns dos comportamentos que turistas devem evitar ao máximo para não desrespeitar as tradições japonesas.

Por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)

▸ Quer saber mais sobre costumes japoneses? Então leia o artigo “10 costumes importantes que é preciso saber antes de visitar o Japão“.

Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido o devido crédito ao Mundo-Nipo (MN), com nome e link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as Restrições de uso na Política do Site.

Total
22
Shares
Previous Article
Dolar Foto Clipart Images 900x600 30 12 2015 otimizada

Dólar encerra 2015 com valorização superior a 48%

Next Article
Templo budista em Toquio Foto News Years eve

Japoneses celebram a chegada de 2016

Related Posts