Mitos e Lendas

Veja exclusivos bonecos ‘gigantes’ de manekinekos feitos sob encomendas

Manekineko deitado (Foto: Reprodução/MThai)

Comerciantes no Japão pagam pequenas fortunas à artesãos para produzirem Manekinekos diferentes dos tradicionais.

Atualizado em 18/11/2018


O Manekineko (gato acenando, em tradução literal) representa um dos amuletos de boa sorte mais famosos do Japão, e também fora dele. Destinado a fomentar o comércio e promover a prosperidade nos lares, é comum encontrarmos estes simpáticos gatinhos nas entradas e prateleiras das lojas com uma pata levantada, atraindo os clientes para entrar.

Dizem que as imagens de Manekineko, com a pata direita levantada, supostamente atrai dinheiro, enquanto que, a pata esquerda estendida, atrai clientes.

No Japão, existe uma enorme variedade de representatividades desses adoráveis gatinhos, além de várias lendas sobre sua origem.

Os japoneses adquirem o Manekineko como talismã que, dependendo da cor, material, tamanho, estilo, posição das mãos e ornamentação adicionadas a sua imagem, pode representar diversos tipos de simbologia.

Devido a grande popularidade do Manekineko, ele é comumente usado para chamar a atenção em qualquer tipo de comércio no Japão. Mediante a isso, muitos comerciantes e empresários pagam pequenas fortunas a artesãos para produzirem Manekinekos diferentes dos tradicionais, tanto em forma como em cor e tamanho.

Esses Manekinekos exclusivos têm como finalidade enfeitar frente de lojas, fábricas, empresas, prédios e até fachada de companhias famosas.

Veja abaixo manekinekos exclusivos, fora dos padrões tradicionais, com altura a partir de 1 metro:

Quer saber mais sobre Manekinekos? Então veja o artigo Manekineko: histórias e lendas sobre o “Gato da sorte”.

Restrição de uso
É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.