Atualizado em 17/12/2018
O Manekineko (gato acenando, em tradução literal) representa um dos amuletos de boa sorte mais populares do folclore japonês. Destinado a fomentar o comércio e promover a prosperidade nos lares, esses simpáticos gatinhos são encontrados comumente nas entradas e prateleiras das lojas com uma pata levantada, atraindo os clientes para entrar.
Dizem que as imagens de Manekineko, com a pata direita levantada, supostamente atrai dinheiro, enquanto que, a pata esquerda estendida, atrai clientes.
No Japão, existe uma enorme variedade de representatividades desses adoráveis gatinhos, além de várias lendas sobre sua origem.
Saiba mais
» Manekineko: histórias e lendas sobre o “Gato da sorte”.
Os japoneses adquirem o Manekineko como talismã que, dependendo da cor, material, tamanho, estilo, posição das mãos e ornamentação adicionadas a sua imagem, pode representar diversos tipos de simbologia.
Devido a grande popularidade do Manekineko, ele é comumente usado para chamar a atenção em qualquer tipo de comércio no Japão. Mediante isso, muitos comerciantes e empresários pagam pequenas fortunas a artesãos para produzirem Manekinekos diferentes dos tradicionais, tanto em forma como em cor e tamanho.
Esses Manekinekos exclusivos têm como finalidade enfeitar frente de lojas, fábricas, empresas, prédios e até fachada de companhias famosas.
Veja abaixo manekinekos exclusivos, fora dos padrões tradicionais, com altura a partir de 1 metro:

Manekineko amarelo e branco com 1,2 metro | Foto: MThai

Manekineko rosa e branco com 1,2 metro | Foto: MThai

Manekineko todo branco com 1,5 | Foto: MThai

Manekineko dourado com 1,5 metro| Foto: MThai

Manekineko totalmente preto com 1,5 metro| Foto: MThai

Manekineko de quimono com 1.5 metro (Hakama) | Foto: MThai

Manekineko de quimono tradicional com 1,65 metro| Foto: MThai

Manekineko deitado com 1,5 m de altura e 2,4 me de comprimento | Foto: MThai
Restrição de uso
É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.