Japão estabelece meta de 3 anos para reanimar a economia

Primeiro ministro japonês disse que pretende reavivar a economia com a ajuda de aumentos salariais, investimentos robustos, redução de impostos, entre outras medidas no período de 3 anos.
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images
©Kyodo Images

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, prometeu tomar medidas nos próximos três anos, incluindo cortes de impostos, para reavivar a economia japonesa, que foi sufocada pela combinação de inflação elevada com fraco crescimento salarial.

Em seu discurso político na sessão extraordinária no Parlamento nesta segunda-feira (23), Kishida também prometeu reforçar a capacidade de oferta do Japão para criar crescimento na economia com a ajuda de aumentos salariais sustentáveis ​​e investimentos robustos.

“Economia, economia, economia. Darei prioridade máxima à economia acima de tudo”, disse Kishida.

Sessão plenária do Parlamento Japonês | ©Kyodo Images
O primeiro-ministro Fumio Kishida discursou na sessão plenária da Câmara dos Representantes no Parlamento, em Tóquio, em 23 de outubro de 2023 | ©Kyodo Images

O primeiro-ministro Fumio Kishida faz um discurso político durante uma sessão plenária da Câmara dos Representantes no parlamento em Tóquio em 23 de outubro de 2023. (Kyodo) 

O discurso de Kishida, no segundo dia da sessão que começou na última sexta-feira, ocorreu no momento em que os índices de aprovação de seu gabinete caíram para os níveis mais baixos desde que ele assumiu o cargo em outubro de 2021. A crescente frustração pública com a inflação que ultrapassou o crescimento salarial esteve no centro do descontentamento.

O líder japonês manifestou vontade de traçar um novo pacote de estímulo econômico até o final de outubro. Ele também prometeu apresentar um orçamento suplementar para o atual ano fiscal, que termina em 2024.

Para lidar com os aumentos dos preços da energia, que foram  impulsionados, em grande parte, pela invasão da Ucrânia pela Rússia desde fevereiro de 2022, Kishida disse que o governo vai prolongar os subsídios à gasolina, eletricidade e gás, originalmente previstos para expirar no final deste ano.

Kishida também enfatizou a importância de “apoiar” os trabalhadores de baixa renda que passaram por “maiores dificuldades” como resultado dos preços mais elevados, prometendo oferecer assistência financeira adicional através das autoridades locais.

Na sessão de sexta-feira, Kishida, que foi criticado por apoiar os aumentos de impostos, instruiu o seu partido, o Partido Liberal Democrata (PLD) e o seu parceiro de coligação, Komeito, a considerarem como devolver as receitas do governo, que têm aumentado constantemente nos últimos anos.

A receita fiscal do Japão atingiu 71,14 trilhões de ienes (474 ​​bilhões de dólares) no ano fiscal de 2022, marcando um recorde pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com o Ministério das Finanças.

A taxa de apoio ao Gabinete de Kishida caiu para 32,3% na última sondagem da Kyodo News, em meados de outubro, com quase 60% dos inquiridos dizendo que estão cépticos sobre a eficácia que um pacote de estímulo provavelmente será para impulsionar a terceira maior economia do mundo.

No seu discurso, Kishida disse que o seu governo implementará incentivos fiscais para empresas que pretendam aumentar os salários dos funcionários, mas não abordou qualquer plano para restaurar a saúde fiscal do Japão, que é a pior entre os países desenvolvidos.

Apesar de revelar um plano para reduzir o imposto corporativo para algumas empresas, o governo Kishida já havia decidido aumentar o imposto sobre o tabaco, entre outros produtos, para cobrir seu plano de quase dobrar os gastos anuais de defesa do Japão,  para cerca de 2% do Produto Interno Bruto nos próximos cinco anos, em igualdade com os membros da Otan.

Na segunda-feira, Kishida não detalhou quando seu governo iniciará os aumentos, dizendo apenas que o momento será determinado com base na situação econômica.

Além das questões fiscais, Kishida prometeu lidar com obstáculos relacionados à introdução total de atividades de “carona”, nas quais os indivíduos são autorizados a usar veículos pessoais como táxis particulares na esperança de resolver a escassez de serviços de táxi nas áreas rurais.

Na frente diplomática, Kishida expressou sua disposição de promover “conversas em nível de cúpula” com a China, repetindo o mantra de seu governo de que o Japão buscará construir uma “relação construtiva e estável” com seu vizinho.

Com os laços sino-japoneses tensos após a primeira liberação de água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima, Kishida disse que Tóquio continuará pedindo a Pequim que suspenda sua proibição total às importações japonesas de frutos do mar.

Em relação à Coreia do Norte, Kishida disse que tomará uma decisão sobre como estabelecer “relações frutíferas” com Pyongyang “de uma perspectiva ampla”, reiterando sua vontade de ter um encontro presencial com o líder Kim Jong-un para resolver questões bilaterais.

Kishida também disse que o Japão criará uma nova “visão de cooperação” para seus laços com a Associação de Nações do Sudeste Asiático nas próximas cinco décadas. Ele deve sediar uma cúpula especial com líderes da ASEAN em dezembro, em Tóquio, para marcar os 50 anos de amizade.

Embora o PLD tenha proposto que o discurso político de Kishida fosse feito no primeiro dia da sessão, de acordo com o costume, o bloco de oposição o rejeitou, dizendo que ele poderia usar a oportunidade para fazer um discurso aos eleitores antes das eleições suplementares de domingo.

Nesta segunda-feira, Kishida disse a repórteres que “aceitou sinceramente” o resultado das eleições nacionais em que o PLD perdeu uma das duas cadeiras em disputa, ambas ocupadas pelo partido antes das disputas.

Questionado sobre a possibilidade de dissolver a Câmara dos Representantes para uma eleição antecipada até o final deste ano, Kishida disse que tem que se concentrar em desafios domésticos e globais mais urgentes, acrescentando que “não está pensando além disso neste momento”.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News JP

Foto: Kyodo Images

Total
0
Shares
Previous Article
Avião militar japonês KC-767 | ©Media Commons

Avião militar do Japão decola de Israel com mais de 80 japoneses e sul-coreanos

Next Article
Cristal de Buda | Montagem Mundo-Nipo

Folclore japonês: O Cristal de Buda

Related Posts