A alta de de preços atingiu um total de 32.396 itens de 195 grandes fabricantes de alimentos e bebidas no Japão em 2023, de acordo com um relatório divulgado pela empresa de pesquisa Teikoku Databank, informou hoje (30) a agência japonesa Jiji Press.
“O total (de aumentos nos preços dos alimentos) superior a 30 mil itens não tem precedentes nos últimos 30 anos, desde o colapso da bolha econômica do Japão” na década de 1990, disse um representante do Databank durante a divulgação do relatório.
O número é amplamente superior aos 25.768 itens no setor de alimentos que registraram alta de preços ano de 2022.
Entretanto, a empresa de pesquisa estima que o número de itens, cujos preços serão aumentados no próximo ano, recue drasticamente para cerca de 15.000.
Ainda assim, o representante do Databank alertou que os preços podem subir para mais itens do que o previsto, o que depende de fatores como custo e movimentos cambiais.
Em 2023, os aumentos de preços atingiram mais de 5.000 itens em fevereiro, quando os principais fabricantes aumentaram os preços dos alimentos congelados, e em abril, quando os preços da maionese e de outros produtos aumentaram devido à escassez de ovos.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Jiji Press