Preços de mais de 30 mil alimentos no Japão aumentaram em 2023

Trata-se do maior número de itens no setor de alimentos que registram aumento de preços em 30 anos.
Preços em mercado no Japão | ©iStock
©iStock

A alta de de preços atingiu um total de 32.396 itens de 195 grandes fabricantes de alimentos e bebidas no Japão em 2023, de acordo com um relatório divulgado pela empresa de pesquisa Teikoku Databank, informou hoje (30) a agência japonesa Jiji Press.

“O total (de aumentos nos preços dos alimentos) superior a 30 mil itens não tem precedentes nos últimos 30 anos, desde o colapso da bolha econômica do Japão” na década de 1990, disse um representante do Databank durante a divulgação do relatório.

O número é amplamente superior aos 25.768 itens no setor de alimentos que registraram alta de preços ano de 2022.

Entretanto, a empresa de pesquisa estima que o número de itens, cujos preços serão aumentados no próximo ano, recue drasticamente para cerca de 15.000.

Ainda assim, o representante do Databank alertou que os preços podem subir para mais itens do que o previsto, o que depende de fatores como custo e movimentos cambiais.

Em 2023, os aumentos de preços atingiram mais de 5.000 itens em fevereiro, quando os principais fabricantes aumentaram os preços dos alimentos congelados, e em abril, quando os preços da maionese e de outros produtos aumentaram devido à escassez de ovos.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Jiji Press

Total
0
Shares
Previous Article
Monte Fuji visto a partir de Yamanashi | ©Depositphotos

Yamanashi limitará escaladores no Monte Fuji a 4 mil por dia

Next Article
Terremoto de 7.4 atinge o centro-oeste do Japão | Reprodução / Agência Meteorológica Japonesa

Agência emite alerta de fortíssimo terremoto no Japão

Related Posts