Nordeste do Japão é atingido por terremoto de magnitude 6,0

O epicentro do sismo foi registrado na costa da província de Fukushima e ocorre um dia após o tremor em Taiwan ter gerado alerta de tsunami no sul do Japão.
Terremoto de 6,0 na costa de Fukushima em 04/04/2024 | Reprodução / Agência Meteorológica do Japão
O mapa mostra as áreas afetadas e o epicentro do tremor | ©Agência Meteorológica do Japão

Um terremoto com magnitude preliminar de 6,0 sacudiu o nordeste do Japão por volta do meio-dia de quinta-feira (horário local), informou a agência meteorológica japonesa, acrescentando que o tremor não causou risco de tsunami e nenhuma anormalidade foi confirmada na danificada usina nuclear de Fukushima, informou a Kyodo News Japan.

O terremoto ocorreu às 12h16 de quinta-feira (00h16 no horário de Brasília), e registrou 4 graus na escala de intensidade sísmica japonesa (shindo), que tem grau máximo de 7) nas prefeituras de Iwate, Miyagi e Fukushima, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O epicentro do terremoto foi registrado na costa da província de Fukushima, a cerca de 40 quilômetros de profundidade.

De acordo com a Autoridade de Regulação Nuclear, nenhuma irregularidade foi detectada na usina de Fukushima Daiichi, destruída pelo acidente nuclear após o terremoto de grandes proporções em março de 2011 ter gerado um gigantesco tsunami que atingiu o complexo nuclear de Fukushima, o que gerou a pior crise nuclear mundial desde a ocorrida em Chernobyl em 1986.

A autoridades nuclear japonesa também informou que a usina de Fukushima Daini, localizada a cerca de 12 quilômetros ao sul de Daiichi, não foi afetada.

Os trens-bala da Linha Tohoku Shinkansen tiveram os serviços suspensos temporariamente após o terremoto, de acordo com a companhia East Japan Railway.

NOTÍCIA RELACIONADA
Alerta de tsunami gera deslocamentos e paralisa transportes no sul do Japão

O sismo no Japão ocorre um dia após um forte terremoto de magnitude 7,5 atingir a costa de Taiwan, o que gerou alertas de tsunami no sul do Japão, o que interrompeu os serviços aéreos, de ônibus e de barcos em Okinawa e regiões próximas.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Aeroporto de Naha ficou lotado depois que as operações foram temporariamente suspensas após o alerta de tsunami | ©Kyodo

Alerta de tsunami gera deslocamentos e paralisa transportes no sul do Japão

Next Article
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

Empresas Alemãs deixam a China em busca de oportunidades no Japão

Related Posts