Um terremoto com magnitude preliminar de 6,0 sacudiu o nordeste do Japão por volta do meio-dia de quinta-feira (horário local), informou a agência meteorológica japonesa, acrescentando que o tremor não causou risco de tsunami e nenhuma anormalidade foi confirmada na danificada usina nuclear de Fukushima, informou a Kyodo News Japan.
O terremoto ocorreu às 12h16 de quinta-feira (00h16 no horário de Brasília), e registrou 4 graus na escala de intensidade sísmica japonesa (shindo), que tem grau máximo de 7) nas prefeituras de Iwate, Miyagi e Fukushima, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O epicentro do terremoto foi registrado na costa da província de Fukushima, a cerca de 40 quilômetros de profundidade.
De acordo com a Autoridade de Regulação Nuclear, nenhuma irregularidade foi detectada na usina de Fukushima Daiichi, destruída pelo acidente nuclear após o terremoto de grandes proporções em março de 2011 ter gerado um gigantesco tsunami que atingiu o complexo nuclear de Fukushima, o que gerou a pior crise nuclear mundial desde a ocorrida em Chernobyl em 1986.
A autoridades nuclear japonesa também informou que a usina de Fukushima Daini, localizada a cerca de 12 quilômetros ao sul de Daiichi, não foi afetada.
Os trens-bala da Linha Tohoku Shinkansen tiveram os serviços suspensos temporariamente após o terremoto, de acordo com a companhia East Japan Railway.
NOTÍCIA RELACIONADA
▸ Alerta de tsunami gera deslocamentos e paralisa transportes no sul do Japão
O sismo no Japão ocorre um dia após um forte terremoto de magnitude 7,5 atingir a costa de Taiwan, o que gerou alertas de tsunami no sul do Japão, o que interrompeu os serviços aéreos, de ônibus e de barcos em Okinawa e regiões próximas.
== Mundo-Nipo (MN)