Um terremoto com magnitude preliminar de 5,1 atingiu a região de Kanto, no leste do Japão, sendo sentido em amplas áreas a nordeste de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), na manhã (horário local) desta segunda-feira (19), ressaltando que nenhum alerta de tsunami foi emitido, de acordo com a Kyodo News Japan.
O boletim da JMA informou que o terremoto ocorreu às 00h50 do horário local na segunda-feira (12h50 de domingo em Brasília), com epicentro no norte da província de Ibaraki. O cismo atingiu 5 graus na escala sísmica japonesa (shindo), que tem grau máximo de 7, em Hitachi e registrou 4 graus na vizinha Takahagi, ambas cidades localizadas na costa leste de Ibaraki.
Segundo as mídias locais, a polícia informou que, até o momento, não houve relatos imediatos de feridos ou danos a construções em nenhuma área da província.
Preocupações com a usina nuclear mais antiga do Japão
O terremoto não teve impacto significativo na usina nuclear de Tokai, localizada na prefeitura, informou a operadora do complexo atômico em comunicado.
Tokai 1 foi a primeira usina nuclear comercial do Japão. Ela foi inaugurada no início da década de 1960 com um reator no formato britânico conhecido como Magnox. Esse reator gerou energia de 1966 até 1998, quando a usina foi desmantelada.
Uma segunda unidade foi construída na mesma planta na década de 1970. O reator de Tokai 2 foi o primeiro no Japão a produzir mais de 1.000 MW de eletricidade.
O complexo nuclear de Tokai é o mais antigo do Japão e está localizado em Tokai, no distrito de Naka, na província de Ibaraki. Ele é operado pela Companhia de Energia Atômica do Japão (Japan Atomic Power Company).
== Mundo-Nipo (MN)