Aeroporto de Haneda é o 6º melhor do mundo em 2014

O Aeroporto de Haneda, o maior do planeta, também foi eleito o melhor do mundo para voos domésticos.

Do Mundo-Nipo

O Aeroporto Internacional de Tóquio, também conhecido como Aeroporto de Haneda, foi eleito o sexto melhor aeroporto do mundo na edição 2014 do prêmio World Airport Awards, que é considerado um dos mais importantes do setor e é realizado anualmente pela SkyTrax, consultora especializada em assuntos relacionados à aviação.

Pelo segundo ano consecutivo, o Aeroporto de Changi, em Singapura, foi eleito o melhor do mundo, seguido pelo Incheon International Airport, na Coreia do Sul, e pelo Munich Airport, na Alemanha. A quarta colocação é do Hong Kong International Airport, na China, e a quinta ficou com o Amsterdam Schiphol Airport, na Holanda.

O Aeroporto de Haneda, o maior do planeta (com 550 mil metros quadrados e cinco andares), subiu três posições, passando assim de 9º lugar na edição 2013 para ocupar a 6ª posição em 2014. Além disso, Haneda ganhou o prêmio de melhor aeroporto do mundo para voos domésticos pelo segundo ano consecutivo.

A edição 2014 do World Airport Awards utilizou as avaliações de 12,8 milhões de passageiros, de 110 nacionalidades diferentes, em 410 aeroportos ao redor do mundo.

A pesquisa avaliou a satisfação dos clientes com base em 39 indicadores de desempenho, que incluem a qualidade do check-in e do embarque, a pontualidade dos voos, o serviço de lanchonetes e restaurantes, a qualidade dos espaços lounge, a limpeza e a segurança do local, a existência de transporte público de qualidade em conexão com o aeroporto e até a proficiência dos funcionários em idiomas estrangeiros.

Confira na lista abaixo quais são os dez melhores aeroportos do mundo e o que eles têm a oferecer:

1. Singapore Changi Airport
O Aeroporto de Changi, em Singapura, é o principal do país e um dos principais da região, servindo de conexão importante entre a Austrália e os países asiáticos.

Em 2012, passaram por ele 51,2 milhões de passageiros, fazendo dele o sétimo mais movimentado do mundo. Apesar de cheio, não falta conforto e infraestrutura de qualidade para os viajantes.

O aeroporto é conectado com o Mass Rapid Transit, o sistema de metrôs e trens da cidade. Além disso, um trem exclusivo e sete estações ligam os vários terminais e áreas externas.

Entre os mimos que o aeroporto oferece estão um cinema gratuito que fica aberto 24 por dia, lounges com televisão e cadeiras de couro para relaxar, piscina, playground e salas de videogame para as crianças, espaço exclusivo para mulheres com salão de beleza e até um jardim de 330 metros quadrados com mais de mil borboletas nativas de Singapura.

Desde sua inauguração, em 1981, Changi já ganhou 430 prêmios relacionados.

Está prevista para 2023 a inauguração de um quinto terminal, o que aumentaria a capacidade do aeroporto em até 50 milhões de passageiros.

2. Incheon International Airport
O Aeroporto de Incheon fica em Seul, na Coreia do Sul. Ficou em primeiro lugar no ranking dos melhores de 2012, apesar de ser muito novo: foi construído em 2001.

Para o transporte do aeroporto para a cidade, há trens, ônibus, táxis e até barcos. O local é conectado com o metrô da cidade.

Os passageiros ainda encontram um campo de golfe, spa, salas de descanso, ringue de patinação no gelo, cassino, jardins internos e até um museu, o Museu de Cultura Coreana.

Ele ainda se gaba de ter uma taxa de extravio de bagagens de apenas 0,0001% e ter o sistema mais rápido do mundo: uma média de 16 minutos para o embarque e 12 para o desembarque. A média mundial é de 60 minutos e 45 minutos, respectivamente.

Para 2018, o aeroporto pretende inaugurar a expansão do terminal 2. O projeto inclui jardins, cachoeiras e uma área comercial tão grande que muitos já chamam de “minicidade”.

3. Munich Airport
O Aeroporto de Munique é o segundo maior da Alemanha, depois de Frankfurt. Ele recebe voos de toda a Europa, Oriente Médio, África e Estados Unidos.

Para o transporte, vários trens da cidade vão para o aeroporto. Inclusive saem trens da Estação Central de Munique. Ainda há ônibus e táxis.

Amantes da aviação gostam do aeroporto pela área “Vistors Park”, que inclui um morro com ótima visão dos pousos e decolagens.

De infraestrutura e facilidade para os passageiros, há um mercado e um shopping, área de recreação para crianças, salões de beleza e até sala de oração.

4. Hong Kong International Airport
O Aeroporto de Hong Kong também é conhecido como Aeroporto Chek Lap Kok. Ele foi construído após a desativação do antigo aeroporto local, depois que a região ficou muito povoada e cheia de arranha-céus.

Ele foi construído na Ilha Lantau após intensas modificações. Os terrenos foram escavados a terra foi usada para aumentar a área da ilha. Hoje, é um dos principais da Ásia e tem voos para Ásia, Estados Unidos, Europa e Austrália.

Uma grande facilidade e vantagem do aeroporto é na parte do check-in. Duas estações de metrô de Hong Kong oferecem o serviço de check-in e despacho de malas.

5. Amsterdam Schiphol Airport
O Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, é o principal aeroporto da Holanda. As 101 empresas aéreas que atuam ali voam para 317 destinos e transportam 51 milhões de passageiros por ano. É o quarto mais movimentado da Europa.

Para facilitar o transporte, há uma estação de trem, do sistema da cidade, embaixo do terminal do aeroporto.

Ele ainda conta com um shopping, um anexo do museu Rijksmuseum, com exposições de arte contemporânea e entrada gratuita, e uma livraria com 1200 livros em 29 línguas.

Schiphol também é conhecida por ter uma boa área de observação para os amantes de aviação. O Panoramaterras é um terraço gratuito para o público observar os pousos e decolagens.

6. Tokyo International Airport Haneda
O Aeroporto Internacional de Tóquio, no leste do Japão, também é conhecido como Aeroporto de Haneda. É o maior aeroporto do planeta, com 550 mil metros quadrados e cinco andares.

Na área de transporte, há carros gratuitos para a conexão entre os terminais, além de uma passagem subterrânea para pedestres. Ligando ele à cidade, há trens, ônibus e táxis. Há estações próprias que o conecta ao Tokyo Monorail. Também há um trem que liga Haneda direto com outro importante aeroporto japonês, o de Narita.

Ele já recebeu diversos prêmios que o reconheceram como o aeroporto mais pontual do mundo. 94,3% dos voos saem no tempo correto e 88,6% chegam no tempo estipulado.

Os passageiros contam com um hotel de 387 quartos conectados ao aeroporto. Ainda há um terminal VIP e espaço para voos particulares.

7. Beijing Capital International Airport
O Aeroporto de Pequim, na China, é o segundo maior do mundo em número de passageiros. Em 2012, passaram cerca de 82 milhões de pessoas por seus terminais.

O seu mais novo terminal, de número 3, foi construído especialmente para os Jogos Olímpicos de 2008. Tem um teto aerodinâmico em forma de dragão e pintado com as cores vermelha e dourada. Há claraboias e jardins internos que lembram o Palácio Imperial.

Ele conta um uma área de alimentação famosa, chamada de “cozinha global”, por oferecer 72 lojas com comidas do mundo todo. Também há um centro médico 24 horas.

O local é conectado com a linha exclusiva de trem do aeroporto, o Airport Express Line. Os passageiros têm uma conexão direta com o metrô de Pequim.

8. Zurich Airport
O Aeroporto de Zurique é o principal da Suíça. É também conhecido como Aeroporto de Kloten e tem voos para Europa, Oriente Médio, Extremo Oriente e Estados Unidos.

Já recebeu diversos prêmios de reconhecimento como um dos melhores na entrega de bagagem e atendimento ao cliente.

Ligando o aeroporto com a cidade, há trens, bondes elétricos, ônibus e táxis. A Estação Central de Zurique tem uma ligação direta com os terminais.

O local ainda tem salas de descanso, salas de reuniões, shopping e playground para crianças.

9. Vancouver International Airport
O Aeroporto Internacional de Vancouver é o segundo maior do Canadá em número de passageiros e tem voos para Estados Unidos, México, Caribe, Europa e Oceania.

Na área de transporte, há táxis, trens, ônibus expressos e ônibus da linha regular da cidade. O sistema funciona 24 horas por dia e cerca de 500 táxis ficam à disposição.

Em 2004, ele ganhou o selo de aeroporto mais acessível do mundo ao instalar uma série de facilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Ele também foi o primeiro da América do Norte a criar, em 1989, um programa de voluntários, onde cidadãos ficam nos terminais oferecendo informações e ajudas aos visitantes.

Na decoração, há uma coleção de arte aborígene, com esculturas de madeira e totens. Ainda há salão de jogos, salas de descanso e um hospital.

10. London Heathrow Airport
O Aeroporto de Heathrow fica em Londres, Inglaterra. As 84 empresas aéreas voam para 184 destinos e atendem 70 milhões de passageiros por ano.

Ele é o terceiro mais movimentado do mundo em número de passageiros e o maior do mundo em número de passageiros internacionais.

Há conexões com de ônibus, táxis e metrô. Há um expresso de 15 em 15 minutos que liga o aeroporto ao London Paddingon Station. Ali, há possibilidade de ir para toda a região metropolitana de Londres.

Em um dos terminais, o de número 5, há mais de 100 lojas e restaurantes.

Curiosamente, há espaços religiosos de todos os tipos nos terminais: capelas católicas, anglicanas e espaços para hindus, islâmicos, judeus e sikhs.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Número de presos executados em 2013 chega a quase 800; Japão executou 5

Next Article

Kakuryu é oficialmente promovido à yokozuna

Related Posts