O governo japonês anunciou nesta sexta-feira (1) um aumento de 0,118% no valor da contribuição previdenciária, que é paga pelos trabalhadores inscritos no seguro social (shakai hoken).
Com o aumento, a taxa subiu de 18,182% para 18,3%, de uma vez só, para todos os trabalhadores que contribuem com a previdência social no país, denominada kousei nenkin.
No Japão, o valor total da contribuição é dividido em partes igual entre o trabalhar e o empregador, que desconta a taxa do salário do funcionário.
Reforma da Previdência Social Japonesa
O governo japonês definiu em setembro de 2004 um teto máximo na contribuição da previdência. Até então, o valor da contribuição estava em 13,58% e passou a aumentar anualmente de forma gradativamente.
Com a elevação anunciada hoje, a porcentagem da contribuição atingiu o teto máximo pretendido pelo governo, ou seja, ela não sofrerá mais reajustes.
Previdência Social no mundo
De forma geral, todas as pessoas que exercem atividade remunerada precisam contribuir para a Previdência Social, não só para ter direito a se aposentar, mas também para ter acesso a uma série de outros benefícios que visam a garantir o bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias nas horas mais difíceis em termos financeiros. Alguns desses benefícios, como o salário-maternidade e seguro saúde, não são garantidos pela maioria dos planos privados de previdência, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Fontes: Canal NHK News | Yomiuri Shimbun.