O Japão informou que expulsou de suas águas territoriais centenas de barcos de pesca norte-coreanos no decorrer deste verão boreal. Divulgado ontem, o anúncio foi o primeiro do tipo divulgado pelo governo japonês e ocorre dois dias depois do lançamento de um míssil pela Coreia do Norte que sobrevoou o norte do arquipélago japonês.
Desde meados de julho, quando começou o verão japonês, a Guarda Costeira Japonesa emitiu ao menos 820 advertências para embarcações norte-coreanas que pescavam ilegalmente na zona econômica exclusiva do Japão, que se estende até 200 milhas náuticas de sua costa.
Contudo, é possível que um mesmo barco tenha recebido várias advertências.
“Desde meados de agosto já não temos barcos de pesca norte-coreanos em águas ao redor de Yamato”, acrescentou uma autoridade da Guarda Costeira.
É a primeira vez que o Japão anuncia a expulsão de barcos norte-coreanos desta zona econômica exclusiva. Esta informação é divulgada após o sobrevoo pelo norte do Japão de um míssil de alcance intermediário Hwasong-12, o que agravou ainda mais a tensão na região.
Frequentemente barcos de pesca precários e muito danificados, por vezes com cadáveres, chegam até a costa japonesa.
As autoridades acreditam se tratar de pescadores norte-coreanos que se aventuram em busca de melhores pescados para aplacar a escassez alimentar no país.
Em julho, o Japão protestou quando um de seus navios de patrulha foi perseguido dentro de sua zona econômica por uma embarcação armada, aparentemente proveniente da Coreia do Norte.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.