Notícias

Produção industrial do Japão tem primeira alta em 4 meses

Zona industrial em Shizuoka | Asahi Images

Resultado oferece alívio aos fabricantes japoneses em meio à desaceleração da demanda global diante da guerra comercial entre EUA e China.

A produção industrial japonesa em setembro subiu 1,4% em relação ao mês anterior, marcando a primeira alta em quatro meses, mostraram dados do governo na quinta-feira (31), oferecendo algum alívio aos fabricantes do país em meio à contínua desaceleração da demanda global.

O resultado positivo mostra uma grande recuperação do setor em relação a agosto, quando o índice despencou 1,2% em agosto.  Além disso, a leitura em setembro superou as previsões medianas do mercado para um crescimento de apenas 0,4%.

Já o índice de produção do Japão com ajuste sazonal nas fábricas e minas ficou em 102,9 contra a base de 100 de 2015, informou o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) em um relatório preliminar.

Em relação aos embarques industriais, o índice cresceu 1,3%, para 102,5, enquanto o de estoques caiu 1,6%, para 102,7.

No trimestre de julho a setembro, a produção das fábricas caiu 0,6%, depois de um ganho de 0,6% nos três meses anteriores.

Os fabricantes consultados pelo METI esperam que a produção suba 0,6% em outubro e recue 1,2% em novembro, mostraram os dados.

A produção industrial japonesa, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Nikkei Asian Review.