Vendas de automóveis no Japão recuam pelo 2º mês consecutivo

As vendas domésticas caíram 1,2% em maio.

Do Mundo-Nipo

As vendas domésticas de automóveis no Japão retraíram pelo segundo mês consecutivo, registrando queda de 1,2% em maio ante ao mesmo período do ano anterior, informou nesta segunda-feira (2) a Japan Automobile Dealers Association (JADA), que representa os distribuidores do setor.

A associação disse que o resultado é reflexo do aumento do imposto sobre vendas que entrou em vigor em 1º de abril, mês em que o setor registrou uma forte queda de 11.4%. No mês anterior a abril, houve uma grande demanda, com consumidores empreitando uma verdadeira corrida às lojas em antecipação à elevação da taxa do imposto sobre o consumo, de 5% para 8%.

O relatório da JADA mostrou que as vendas de veículos novos no mercado japonês, que incluem carros, caminhões e ônibus, totalizaram 363 mil unidades em maio. Já as vendas de carros de passeio, excluindo os miniveículos (carros leves com motores de 660 cc ou menos), caíram 5,6%. Por outro lado, a demanda por esses pequenos veículos mostrou um aumento de 5,3% no mês passado.

O mercado de automóveis no Japão, que é o terceiro maior do mundo, atrás somente de China e dos Estados Unidos, vinha desfrutando de aumentos de dois dígitos nos últimos oito meses que antecederam abril, com compradores abocanhando itens caros até o final do mês de março.

A associação prevê que as condições difíceis  no mercado japonês tendem a continuar, mas aponta para o fato de que queda em maio foi quase insignificante na comparação com a retração registrada em abril, indicando que as vendas podem se recuperar durante a temporada do verão japonês.

 

Confira as vendas de maio na tabela abaixo:

Vendas de veículos em maio (Imagem: Edição Mundo-Nipo - Todos os direitos reservados)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Ministro critica reação da China a declarações do premiê japonês

Next Article

Imperador do Japão visitará ilhas no Pacífico para homenagear mortos em guerra

Related Posts