Japão lançará escritórios em cápsulas com 1m²

Serão instalados mil “cubículos” para trabalho em estações de trem, aeroportos, cafeterias, shoppings, bibliotecas, museus, parques, entre outros locais.
Capsulas Telecube Foto Reproducao Nikkei
Cápsulas de trabalho Telecube | Foto: Reprodução Nikkei

Empresas no Japão estão desenvolvendo cápsulas para trabalho com pouco mais de 1 metro quadrado, uma iniciativa que visa atender ao mercado local que busca por privacidade e silêncio, de acordo a agência Bloomberg.

As empresas creem que esse é o futuro do coworking no país. Os cubículos serão instalados em estações de trem, aeroportos, cafeterias, shoppings, bibliotecas, museus, parques e até dentro de empresas.

Serão dois modelos: um para uso individual e outro que comporta até duas pessoas — uma espécie de sala de reuniões compacta.

O protótipo é fruto de uma parceria entre a Mitsubishi Estate, Okamura, V-Cube e Telecube. O intuito é instalar mil cabines em todo o país até 2023.

Todas as cabines serão revestidas com isolamento acústico, terão cadeira ou sofá, mesa e tomadas de energia. Para usufruir do espaço, os usuários devem reservar um horário com antecedência e fazer o desbloqueio por meio de um QRCode.

Capsulas escritorio Telecube interior Foto Shutterstock
Interior de uma cápsula Telecube | Foto: Shutterstock

O valor será 250 ienes (cerca de R$ 9,00) por cada 15 minutos de uso. Já as empresas que aderirem ao modelo poderão contar com o plano de assinatura corporativa — o valor ainda não foi divulgado.

Para o diretor executivo da Telecube, Hiroyuki Mashita, o escritório é uma alternativa para as pessoas que precisam resolver imprevistos do trabalho.

“Se o profissional precisar fechar uma venda e estiver dentro de uma estação de trem, a cabine, com certeza, vai ser muito útil. Ele vai ter um local de trabalho de fácil acesso”, disse.

O governo japonês também está apoiando o projeto por acreditar que muitos trabalhadores podem usar as cabines, especialmente durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A estimativa é de que 7,8 milhões de turistas visitem o país para o importante evento esportivo.

A Mitsubishi e seus parceiros estão testando 22 protótipos de “cápsulas escritório” desde novembro de 2018.

A companhia ferroviária East Japan Railway também está lançando seus próprios mini espaços de trabalho, chamados Station Booths , após um período de testes a partir da próxima quinta-feira.

MN – Mundo-nipo.com
Fonte: Bloomberg.

Total
0
Shares
Previous Article
Porto sul coreano Incheon Foto Creative Commons

Japão veta Coreia do Sul na lista de parceiros preferenciais

Next Article
Terremoto de 6.4 no Japao em 04 08 19 JMA Montagem MN

Terremoto de 6.2 de magnitude atinge o nordeste do Japão

Related Posts