Em véspera de feriado no Japão, a Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta quinta-feira (2), renovando sua máxima em mais de 21 anos e encerrando mais uma semana com forte valorização acumulada.
O principal índice do mercado acionário em Tóquio, o Nikkei, subiu 119,04 pontos, ou alta de 0,53%, e encerrou o último pregão da semana aos 22.539,12, maior valor de fechamento desde 26 de junho de 1996. Na quarta-feira, o índice havia saltado 408 pontos.
O resultado de hoje leva o Nikkei a encerrar a semana com alta acumulada de 2,4% na semana. É a oitava semana consecutiva de valorização do índice, maior sequência desde o final de 2015, segundo o jornal financeiro ‘Nikkei’.
O Nikkei se manteve positivo mesmo com o iene mostrando recuperação ante o dólar durante a madrugada.
Ontem, a moeda japonesa havia se enfraquecido frente ao dólar depois de o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) manter seus juros inalterados, mas indicar que deverá elevar as taxas em dezembro com a avaliação de que a economia americana se expande de forma “sólida”.
“O principal índice em Tóquio [Nikkei] foi apoiado por mais uma leva de relatórios financeiros de empresas japonesas reportando fortes ganhos”, disseram corretores ao ‘Nikkei’.
O melhor desempenho da sessão veio das ações da Kobe Steel (+ 8,73%), da Honda Motor (+5,20%) e as da Tosoh (+4,95%).
Enquanto isso, os papeis da Nippon Meat Packers (-11,01%), da Yamaha Corporation (-8,39%) e da Nippon Suisan Kaisha (-5,50%) estavam no topo dos que mais desvalorizaram no último pregão da semana em Tóquio.
Amanhã, o mercado japonês não irá operar devido ao feriado “Dia Nacional da Cultura” (Bunka-no-hi) .
Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo |Investing.
» Veja os fechamentos anteriores da Bolsa de Valores de Tóquio