Desemprego no Japão fica baixo dos 2 milhões pela 1ª vez desde 1995

Além disso, a oferta de empregos atingiu o seu melhor nível em mais de duas décadas e meia.
Trabalhadores no Japao Foto Kyodo Bloomberg 12 2016
©Kyodo/Bloomberg

A taxa de desemprego no Japão em outubro manteve-se inalterada em 3%, mesmo índice visto em setembro, mas o número de desempregados no país ficou abaixo dos 2 milhões pela primeira vez desde o início de 1995, enquanto a oferta de empregos atingiu o seu melhor nível em mais de duas décadas e meia, informou o governo do país, sinalizando que o mercado de  trabalho japonês continua rígido diante da falta de trabalhadores em meio à grande oferta de empregos.

De acordo com o relatório do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de pessoas sem emprego em outubro situou-se em 1,95 milhão, declínio de 130 mil desempregados em relação ao mesmo mês do ano passado.

Trata-se da 77ª queda mensal consecutiva, em termos anualizados. Além disso, o índice não ficava abaixo dos 2 milhões de desempregados desde fevereiro de 1995.

Divulgado na última terça-feira (29), o relatório do Ministério mostra ainda que o número de empregados situou-se em 64,95 milhões, ou seja, o mercado de trabalho no Japão viu um acréscimo de 630 mil trabalhadores em outubro na comparação com o mesmo de 2015.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostraram que a relação entre oferta de trabalho e candidato subiu 0,2 ponto porcentual, situando-se em 1,40 em outubro ante 1,38 em setembro, ou seja, havia no país 140 vagas de empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho no décimo mês do ano. O número é o mais alto já registrado no país desde junho de 1991.

Mediante ao excelente resultado, o Ministério manteve sua avaliação do índice, dizendo que “a situação do emprego no país continua em uma tendência de melhora”. A avaliação segue inalterada desde janeiro de 2016.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Misseis da Coreia do Norte Foto kCNA Montagem MN

Japão reforça sanções contra Coreia do Norte

Next Article
Dolar Foto Stockvault 900x600 11 02 2016

Dólar fecha em alta mesmo com intervenção do BC

Related Posts