Notícias

Japão segue no topo dos passaportes mais poderosos do mundo

Foto: Reprodução / Henley&Partners

O passaporte japonês é aceito em 189 países sem a necessidade de visto. Já o passaporte brasileiro caiu duas posições no ranking.

O Japão, juntamente com Cingapura, continua como o país detentor do passaporte mais poderosos do mundo, segundo o ranking trimestral Passport Index Global, da consultora Henley & Partners.

O passaporte japonês e o cingapuriano são aceitos em 189 países sem a necessidade de visto. Já o passaporte brasileiro caiu duas posições e agora aparece em 18º no ranking que abrange 169 nações.

A queda se refere com a necessidade dos brasileiros precisarem de um visto eletrônico para entrar na Nova Zelândia. A medida entrou em vigor no dia 1º de julho.

Em terceiro lugar aparecem empatados Finlândia, Alemanha e Coreia do Sul, com a possibilidade de seus cidadãos entrarem em 187 países sem a necessidade visto.

Na outra ponta do ranking está o passaporte iraquiano e o afegão, em 108º e 109ª colocações, respectivamente, que têm entrada livre em apenas 27 e 25 países.

O levantamento da Henley & Partners é feito com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

O nível de “poder” de um passaporte é medido pelo número de países em que o titular pode viajar sem a necessidade de visto ou pode conseguir permissão de entrada ao desembarcar no país visitado.

Henley & Partners, no entanto, destaca que os dados do relatório não devem ser usados como fontes únicas para o planejamento de uma viajem. Mediante a isso, é prudente checar previamente a obrigatoriedade de se obter um visto para viajar ao destino desejado.

Confira abaixo os 10 passaportes mais poderosos do mundo:

1 Japão e Cingapura

Passaportes aceitos em 189 países

2 Finlândia, Alemanha e Coreia do Sul

Passaportes aceitos em 187 países

3 Dinamarca, Itália e Luxemburgo

Passaportes aceitos em 186 países

4 França, Espanha e Suécia

Passaportes aceitos em 185 países

5 Áustria, Portugal, Holanda e Suíça

Passaportes aceitos em 184 países

6 Bélgica, Canadá, Grécia, Irlanda, Dinamarca, Reino Unido e EUA

Passaportes aceitos em 183 países

7 Malta

Passaportes aceitos em 182 países

8 República Tcheca

Passaportes aceitos em 181 países

9 Islândia, Nova Zelândia, Austrália e Lituânia

Passaportes aceitos em 180 países

10 Letônia, Eslovênia e Eslováquia

Passaportes aceitos em 179 países

Confira o ranking completo na página (PDF) Henley Passaport Index Global 2019/Julho.